segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioEconomiaFórum Parlamentar Catarinense conhece estudo do Corredor Ferroviário de SC e aproveita...

Fórum Parlamentar Catarinense conhece estudo do Corredor Ferroviário de SC e aproveita para cobrar a obra

forum-parlamentarr-sc_ferrovia_19-10-16

 

Nesta quarta-feira (19/10/16), o Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo senador Dalirio Beber (PSDB-SC), se reuniu com diretor presidente da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Mario Mondolfo, com o objetivo de conhecer melhor o estudo em elaboração, relativo ao Corredor Ferroviário de Santa Catarina. A ferrovia fará a ligação do oeste do estado (Dionísio Cerqueira) ao litoral (Itajaí).

Na oportunidade, os técnicos da VALEC apresentaram aos parlamentares e assessores presentes, o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental), que é o primeiro passo na criação da nova ferrovia. Após encerrada a análise pela Valec, os resultados serão avaliados pelo Ministério dos Transportes.
Somente depois, o estudo será apresentado em audiências públicas no estado de Santa Catarina, para informar à população dos resultados parciais, como também coletar novas informações.

“Nós representamos a classe política, mas a sociedade catarinense tem muitas interrogações, em relação a essa importante infraestrutura, urgente e necessária para o nosso estado. Temos que ouvir os representantes das associações comerciais, industriais e empresariais, da FIESC, dos agentes econômicos e sociais, para interagirmos e encontrar o melhor caminho para tornar realidade o nosso sistema ferroviário, que é fundamental para manter o sistema econômico de Santa Catarina, e avançar num desenvolvimento sustentável. Porque, na verdade, em um ano, nada andou, e precisamos melhorar essa imagem da VALEC com o estado. O histórico do passado é o de um retrovisor, que é pequeno, e nós temos uma para brisa grande pela frente. É para ele que temos que olhar, além de estabelecer, unidos e dialogando, como efetivamente este trabalho pode ser concluído. É importante para Santa Catarina, importante para os nossos cinco portos, para o nosso agronegócio e para toda a cadeia econômica”, justificou o senador.

Estiveram presentes da reunião, o senador Dário Berger, os deputados Jorginho Mello e Jorge Boeira, e assessores dos demais parlamentares.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS