quinta-feira, 23 setembro 2021
InícioEventosFórum de prevenção de desastres retorna a FURB em agosto

Fórum de prevenção de desastres retorna a FURB em agosto

forum-prevencao-acidentes-FURB

Está marcado para o dia 15 de agosto, no Auditório do Bloco J (Campus 1 da FURB) a quinta edição do Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos e Desastres da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. Fora de Blumenau por um ano, quando promoveu encontros na Unifebe (Brusque) e Unidavi (Rio do Sul), o evento busca discutir soluções para a prevenção, alerta e procedimentos em situações climáticas extremas recorrentes no Vale do Itajaí, como enchentes e deslizamentos.

O encontro é uma das atividades integrantes do projeto de extensão “Prevenção e Mitigação dos Riscos de Desastres” do Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais, Cidadania e Novos Direitos, do curso de Direito da FURB, coordenado pela professora doutora Noemia Bohn.

Nesta edição do encontro serão discutidos os avanços conquistados na legislação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, além de destacar a importância do incentivo ao cadastramento dos municípios no Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais.

Integrar, prevenir e refletir

No encontro, busca-se uma integração dos governos federal, estadual e municipal, juntamente com a sociedade civil e as universidades, visando a articulação de ações voltadas a prevenção de desastres naturais. Estas orientações seguem as premissas do Plano Integrado de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (PPRD), criado em 2009 pelo Governo Estadual e que objetiva a construção, integração e promoção de mecanismos para a prevenção e redução dos riscos dos desastres naturais.

“Com a sucessão de desastres cada vez mais frequente em Blumenau, e também em todo o Brasil, a discussão do Fórum busca trazer a contribuição de várias áreas da ciência no sentido de fornecer subsídios para ações de prevenção e recuperação de áreas afetadas por catástrofes”, explica a coordenadora do curso de Direito e membro da comissão de preparação do evento, Katia Scherer.

Segundo ela, “as atividades do Fórum se intensificaram muito após 2008 e já avançaram consideravelmente no sentido de promover reflexões e novas decisões com relação a obras de saneamento e mudanças no plano diretor das cidades do vale. Afinal, atualmente, as obras públicas não podem mais ser executadas sem se pensar nas situações de alerta que vivenciamos”.

O 5º Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos e Desastres da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí tem entrada gratuita e é aberto a comunidade. As inscrições serão feitas no local do evento, das 8h as 8h30.

Informações e programação podem ser conferidas pelo telefone (47) 3321-0551, ou pelo e-mail gpdir@furb.br.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS