Forte chuva e queda de barreira interditam trecho da BR-376 entre o Paraná e Santa Catarina

A decisão foi tomada entre a Concessionária Arteris Litoral Sul e a PRF/PR na noite desta quinta-feira (19/01).

Foto: PRF/PR

Atenção para quem estiver indo de Santa Catarina para o Paraná. No final da noite desta quinta-feira (19/01/23), a Arteris Litoral Sul e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) decidiram bloquear de forma preventiva um trecho da BR-376 por causa das fortes chuvas na região de Guaratuba.

Às 5h49 desta sexta-feira (20), a concessionária informou que a pista no km 633, em São José dos Pinhais (SC), no sentido Sul, foi totalmente interditada. O motivo foi a queda de barreira de pequeno porte um pouco mais à frente, no km 668, em Guaratuba.

Felizmente nenhum veículo foi atingido. Naquele horário, a fila já chegava a 2 km e a orientação é para que os condutores retornassem. No Paraná, os veículos já estavam sendo orientados a retornar no posto da PRF localizado no km 662, em Tijucas do Sul.

Em Santa Catarina, estava ocorrendo o mesmo no posto do km 1 da BR-101, em Garuva (SC), na divisa com o estado vizinho. Como se trata de uma condição climática, por enquanto não há previsão para a rodovia ser liberada naquele trecho.

A situação das chuvas está sendo acompanhada e a decisão sobre a reabertura será decidida conforme previamente estabelecido no plano de monitoramento da BR-376. O objetivo é garantir a máxima segurança dos usuários que precisam trafegar pelo local.

No sentido sul do Km 668,7 da BR-101, em Florianópolis (SC), também houve uma queda de barreira de menor porte. As equipes da concessionária foram mobilizadas para avaliar o trecho. A ocorrência aconteceu num ponto diferente de onde houve um deslizamento no dia 28 de novembro de 2022.