Forte chuva causa enxurrada, isola famílias e queda de árvore sobre carros em Apiúna (SC)

Os bombeiros voluntários atenderam diversas ocorrências na noite desta quarta-feira (28/02). Confira diversas fotos e vídeo.

 

Os cerca de 80 mm de chuva que caíram em apenas meia hora provocaram prejuízos na noite desta quarta-feira (28/02/24) no município de Apiúna (SC), no Alto Vale do Itajaí. As regiões mais atingidas foram Ribeirão Carvalho, Ribeirão Roxo e os bairros São Pedro e Ribeirão Basílio, onde ocorreram diversos alagamentos.

A estimativa inicial é que cerca de 30 famílias e pelo menos quatro pontes tenham sido afetadas. No bairro Ribeirão Basílio, uma ponte que dá acesso a duas casas caiu, deixando duas famílias isoladas. O problema também prejudicou o sinal de telefonia.

Até o início desta manhã, não houve nenhum registro de feridos. A equipe da Defesa Civil de Apiúna irá percorrer os bairros para ter uma avaliação mais precisa dos prejuízos.

O Corpo de Bombeiros Voluntários da União (Ascurra, Apiúna e Rodeio) e também de Ibirama atenderam as ocorrências no município. Foram empenhados 16 bombeiros, duas ambulâncias, dois caminhões de socorro, um veículo 4×4 e duas embarcações.

Queda de árvore atinge dois automóveis na BR-470

Por volta das 3h53 desta quinta-feira (29), uma guarnição se deslocou até o km 101 da BR-470, no bairro Ribeirão Roxo. No local, dois automóveis foram atingidos pela queda de uma árvore às margens da rodovia.

Todos os ocupantes já estavam fora dos veículos e caminhando pela cena. Após avaliação, foi constatado que nenhum deles apresentava ferimentos visíveis e eles abriram mão de serem levados para um hospital.

A equipe trabalhou no corte da árvore para liberar o acesso que permitisse a retirada dos veículos. O tráfego ficou no sistema “siga e pare” até a liberação total da rodovia.

Falta de água

Na noite de quarta (28) a CASAN de Apiúna informou que o abastecimento de água foi afetado em todos os bairros. O motivo foi o entrocamento da rede adutora à rede da estação de tratamento que tinha previsão de ser consertado até às 8h de hoje (29).

Mas o abastecimento só voltará de forma gradual a partir das 17h, sendo normalizado completamente às 23h30. Pelo menos é a expectativa das equipes.

Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama (SC)
Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama (SC)
Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama (SC)
Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama (SC)
Foto: Korc
Foto: Korc
Foto: Korc
Foto: Korc
Foto: Korc