sábado, 18 setembro 2021
InícioGeralForam 38.314 visitantes na Vila de Páscoa (Osterdorf) em Blumenau

Foram 38.314 visitantes na Vila de Páscoa (Osterdorf) em Blumenau

Abertura_Osterdorf_2014_09

A Osterdorf 2014 encerrou sua temporada do ano às 13h deste domingo de Páscoa, dia 20 de abril. A 2ª edição da Vila de Páscoa de Blumenau esteve montada no Parque Vila Germânica, no setor 3 e na área externa em frente ao pavilhão por 29 dias e durante este período recebeu gratuitamente milhares de visitantes. O coelho da Páscoa se confirma como um dos protagonistas desta festividade, sendo sua casa e o viveiro de seus coelhinhos de estimação um dos destaques do evento e as atrações mais procuradas pelo público, contando com 38.314 visitas.

A Oficina Mil Faces de Um Coelho também fez muito sucesso e pintou versões do coelho da páscoa em 11.873 rostos de pequenos visitantes; índice 60% maior do que o registrado na Osterdorf de 2013. Nesta mesma oficina foram confeccionadas 8.928 orelhas de coelho de papel. A Oficina de Pintura de Casquinhas registrou 10.814 pintores, um crescimento de 47% em relação ao ano passado. A Contação de Histórias e Teatro recebeu 10.147 expectadores, 60% a mais do que em 2013. A Pista Educativa de Trânsito, coordenada pelo Seterb, realizou 28% a mais de atendimentos, totalizando 5.719 crianças.

O atendimento das escolas da rede de ensino básico de Blumenau e região, que ocorreu durante os dias de semana, também apontou crescimento. Em 2014, a Osterdorf recebeu a visita de 3.243 estudantes, número 22% maior do que no ano anterior. “Estamos fazendo o resgate das tradições praticadas na região com as crianças que vêm com a escola. Eles contam a experiência em casa e instigam os pais, que faziam as mesmas atividades em sua infância, a relembrar da nossa cultura”, diz Ivone Lemke, diretora de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica.

Além da responsabilidade social, o evento fez questão de trabalhar também com a inclusão social e entreteve aproximadamente 80 alunos da Apae e do programa de inclusão do Sesi. Segundo Arlene Prolezi, coordenadora pedagógica do setor educacional da Apae, “É muito importante para as crianças com deficiências mentais e múltiplas poderem participar de atividades sociais. É um momento de integração e uma oportunidade de socialização, especialmente para as crianças cujas famílias não têm como trazê-las para este tipo de atividade”, conta.

Como no ano passado, a Osterdorf 2014 também fez questão de valorizar os sentimentos e a espiritualidade das pessoas, evocados por esta época. Na noite do dia 15 de abril foi realizado um culto ecumênico, que reuniu cinco diferentes religiões cristãs para celebrar e agradecer pelo renascimento e pela vida. O culto aconteceu no setor 3 do Parque e foi ministrado por um padre da Igreja Católica Apostólica Romana e pastores da Assembléia de Deus de Blumenau, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, da Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

A Osterdorf 2014 é a 2ª edição deste evento multicultural, voltado à comunidade e dedicado ao resgate das tradições de páscoa praticadas em Blumenau. Conforme Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, o superávit alcançado na 30ª Oktoberfest foi um dos possibilitadores para que a Vila de Páscoa pudesse promover tanta diversidade e qualidade nas atrações. “Trabalhamos para que a Oktoberfest gerasse lucro, para podermos fazer eventos comunitários de alta qualidade e garantir que eles continuem sendo gratuitos”, afirma. A Osterdorf é uma realização da Prefeitura Municipal de Blumenau, organizada pela Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica.

via PMB | Texto: Ana Matesco

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS