Food truck virou “hobby trabalho” para alguns empreendedores como o Natan

almirante-park_23-9-16_07

 

Por Claus Jensen, com fotos da noite de abertura de Julio Pollhein (não é autorizada a reprodução)

Embora não haja dados estatísticos precisos sobre a atividade de food truck no Brasil, é inegável que está virando paixão nacional. Na noite desta sexta-feira (23/9/26) foi inaugurada a primeira praça em Blumenau voltada para esses microempreendedores.

Muitas pessoas foram conhecer a novidade, localizada na Rua Almirante Tamandaré, nº 1220, próximo ao parque Ramiro Ruediger e Vila Germânica. Nosso colaborador, o jornalista e fotógrafo Julio Pollhein, passou por lá e registrou belas imagens.

 

almirante-park_23-9-16_14

 

Pode-se definir Food Truck como uma cozinha móvel, de dimensões pequenas, sobre rodas que transporta e vende alimentos, de forma itinerante. A maioria dos veículos é formada por trailers, furgões, camionetes ou caminhões adaptados. Os modelos e o custo para se adequar às diversas legislações variam bastante. Aliás, a falta de uma padronização das leis que regem o negócio em todo país é um problema para os empreendedores.

 

Foto: Claus Jensen
Foto: Claus Jensen

 

Natan da Cunha é sócio do Rippa Burger, que veio de Jaraguá do Sul e fica até domingo (25/9/16). Eles começaram o food truck no final de 2015 e tem trabalhado além da cidade de origem, a região próxima como Joinville, Balneário Piçarras e Litoral Norte. Eles comercializam três tipos de hamburgers. Um é o clássico, mas com um hamburger de 180g, molho especial e acompanhamento de batata. Também tem o BBQ e Happy, feito com pão (preto) especial australiano, bacon, queijo, rúcula, molho, molho de cebola caramelizada, acompanhados de batata rústica.

O Ribba Burger volta para Blumenau para aproveitar o período da Oktoberfest, oferecendo mais uma opção de alimentação. “Como o food Park será rotativo, com carrinhos mudando a cada semana ou final de semana, podemos voltar em novas oportunidades. Até lá, já existem outros eventos programados”, lembra Natan.

 

almirante-park_23-9-16_13

 

O empreendedor não tem o food truck como fonte de renda única. “É um hobby trabalho” de final de semana, diz o profissional formado em automação industrial. “Nós sempre tivemos essa paixão por comida e o food truck virou um hobby. Então decidimos apostar nessa febre que está no Brasil inteiro e fazer um negócio entre amigos. Meu pai está me dando a maior força. É algo paralelo ao nosso dia a dia, para trazer uma experiência diferente às pessoas”, ressalta.

Segundo Natan a receptividade aos produtos do negócio de food truck tem sido muito boa em todos os lugares. Tem empresas que querem fazer parceria para divulgação, além de pessoas que os procuraram para realizar confraternizações entre amigos e aniversários. “Viemos com tudo e para ficar, embora a legislação em Santa Catarina e no Brasil para o nosso negócio ainda serem muito burocráticas. Tudo ainda é muito difícil em relação a vigilância sanitária. São pouquíssimas cidades que regras ou leis claras sobre o negócio do food truck”, finaliza.

A ideia de criar a praça de food truck foi dos empreendedores Stéfano Lucchesi e Ernesto Lucchesi, sobrinho e tio. Confira a matéria publicada no dia 15/9/16 clicando aqui.

Horário e funcionamento: 

  • Quintas e sexta-feiras: 17h30min às 22h
  • Sábado e domingo: 10h às 22h
  • Bar Velho Marinheiro (só bebidas): de terça-feira até sábdos das 10h às 22h
  • Durante a Oktoberfest vai funcionar durante os 19 seguidos.

Amplo estacionamento

 

Opções: BurgerHood (hambúrguer), Rippa Burger (hambúrguer), Santo Graal (espetinho), Truck do Vale (hot dog, tapioca, sanduíche vegano e vegetariano), Alquimista (churros gourmet) e Sweet Cupcakes (cupcakes).

 

almirante-park_23-9-16_11

almirante-park_23-9-16_10

almirante-park_23-9-16_02

almirante-park_23-9-16_07

almirante-park_23-9-16_09