sábado, 27 novembro 2021
InícioEventosFoi lançada nesta quinta-feira (3) pelo CVV, a 17ª Semana de Valorização...

Foi lançada nesta quinta-feira (3) pelo CVV, a 17ª Semana de Valorização da Vida

 

Por Claus Jensen, com cobertura de Marlise Cardoso Jensen

O Centro de Valorização da Vida (CVV) inicia na segunda-feira (7/05/18), a 17ª Semana de Valorização da Vida, reconhecida pelas leis municipais (nº 7.150 de 4/06/2012) e estadual (nº 14.884 de 22/10/2009). Na manhã desta quinta (3) a imprensa foi convidada para o tradicional café da manhã de lançamento do evento, onde alguns voluntários falam sobre o belo trabalho desenvolvido pela entidade.

 

 

Um deles é o Michel Kleinschmidt, deficiente visual, que há 4 meses iniciou o trabalho no CVV. “É uma semana com o objetivo de provocar nas pessoas uma reflexão e conscientização sobre a valorização da vida, e por consequência, a prevenção do suicídio. Quem valoriza sua vida, dificilmente pensa em perdê-la”.

O CVV é um serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados, prestando apoio emocional a quem quer e precisa conversar, sob total sigilo. Em Blumenau, foi criado em outubro de 1985. O atendimento é feito pelo número 188 (gratuito de celular ou telefone), pessoalmente das 7h às 19h, por carta, chat, e-mail (blumenau@cvv.org.br) ou voip acessando o site www.cvv.org.br. Os 40 voluntários realizam em média 2 mil contatos mensais. A entidade é uma associação civil sem fins lucrativos e totalmente filantrópica.

 

Zita Darugna e Michel Kleinschmidt

 

“Aqui prestamos apoio emocional gratuito, para pessoas que queiram conversar sobre suas alegrias, tristezas, descobertas e medos. Tudo é feito de forma sigilosa, sem julgamentos, nem preconceitos”, completa Kleinschmidt.

A voluntária Zita Darugna lembrou de como seria importante se empresas, famílias, igrejas, escolas e instituições promovessem ações de valorização da vida. “O que podemos fazer de diferente para as pessoas refletirem sobre isso?”, destaca.

 

Material gráfico de apoio

 

Darugna destacou o trabalho do GASS (Grupo de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio), destinado à quem tentou se suicidar e sobreviveu. “O objetivo também é acolher familiares e amigos de pessoas que perderam algum ente querido para o suicídio. São rodas de conversa onde podemos nos apoiar mutuamente, conversar abertamente sobre o que está acontecendo, como estamos nos sentindo, sendo apoiados e compreendidos por um grupo que vive ou viveu a mesma experiência”.

Esses encontros acontecem no primeiro domingo de cada mês, às 17h, na Rua Maranguape, nº 180, no bairro Victor Konder. “Se você passa por algum problema pessoal, uma situação de conflito, também é convidado para participar. Não existe restrição”, comentou Zita. As reuniões não são terapêuticas, portanto não substituem qualquer assistência profissional necessária.

A entidade está localizada na Rua Professor Luiz Schwartz, nº 169, bairro Velha, que é transversal das ruas Humberto de Campos e João Pessoa.

 

 

Programação da 17ª Semana de Valorização da Vida

Segunda-feira (7)
19h30min – abertura – ato Cívico com a participação de autoridades, voluntários e comunidade em geral. Mesa redonda com convidados, sobre o tema prevenção do suicídio na valorização da vida.
Local: auditório do Siticom (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e Mobiliário de Blumenau), na Rua Professor Luiz Schwartz, nº 81, bairro Velha, próximo ao CVV.

Terça-feira (8)
14h30min – Cine Ser CVV – Exibição de filme com oportunidade para reflexões sobre o conteúdo com os participantes
Local: SESC, Rua Amadeu da Luz, nº 181, Centro

Quarta-feira (9)
19h30min – Encontro com entidades voluntárias
Local CVV: Rua Professor Luiz Schwartz, nº 161, bairro Velha

Quinta-feira (10)
19h30min – Palestra acreditando na tendência construtiva com o professor de física quântica em Jorg Henri Saar e show com o cantor Léo Vieira.
Local: auditório do Siticom, na Rua Professor Luiz Schwartz, nº 81, bairro Velha, próximo ao CVV.

Sexta-feira (11) – Divulgação do Serviço CVV nos terminais de ônibus.

Sábado (12)
9h às 14h – Encerramento Plantão de escuta em praça pública. Oportunidade
para as pessoas conhecerem o serviço oferecido pelo CWV
Local: em frente à escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, no centro de Blumenau

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS