domingo, 24 outubro 2021
InícioAnimaisFilhote de labrador é o novo cão de resgate dos bombeiros em...

Filhote de labrador é o novo cão de resgate dos bombeiros em Santa Catarina

 

 

 

 

Um novo filhote será treinado para integrar a equipe de cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O pequeno labrador, que recebeu o nome de Sasuke, veio de São Paulo e receberá as instruções do soldado Guilherme Galli, em Otacílio Costa.

Para Sasuke fazer parte da equipe ele precisa passar por uma prova de certificação, que ocorre ainda neste ano. Por este motivo, ele deve passar por alguns meses de treinamento. “Foi uma longa jornada para chegar aqui, nesse momento, e daqui para frente vamos treinar muito para trazer um bom retorno à sociedade”, explica o soldado.

 

 

O filhote apresenta todas as características necessárias para o treinamento no CBMSC. Além disso, tem laudos negativos para as possíveis doenças comuns na raça labrador. Essa é uma condição importante nas buscas e uma preocupação dos bombeiros.

“Os labradores são cães com bastante energia, então ele precisa de estímulo mental e físico constante, mas tem a característica principal dos cães do CBMSC: a lida com pessoas. O Sasuke gosta de estar perto do Galli e também das pessoas”, explica o presidente da Coordenadoria de Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, coronel Walter Parizotto.

O nome do pequeno integrante é de origem japonesa e foi escolhido por conta do significado, que quer dizer: “aquele que socorre, que dele esperamos socorro”.

 

 

Nova geração de filhotes

A área de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC é referência internacional. Com mais de 15 anos de atuação foram desenvolvidas muitas técnicas de condicionamento e treinamentos para buscas, focadas no bem-estar animal.

Apenas os cães certificados são empregados em buscas, sendo que a primeira certificação ocorre após os 18 meses de vida do animal. O CBMSC conta com sete cães certificados: Hunter, Chewbacca, Iron, Zaara, Marley, Bravo e Jhonny. A cadela Sol, com 18 meses – idade para certificação – além de seis filhotes em treinamento, que devem participar de certificações neste ano: Dante, Léia, Moana, Orion, Bono e Sasuke.

MAIS LIDAS