Por Martha Kienast
O Festival Brasileiro da Cerveja chega à edição de 2017 com uma ampla programação de palestras e seminários aos amantes da bebida e produtores da área. No total serão 12 apresentações entre os dias 8 e 11 de março, no Parque Vila Germânica e na Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). O conteúdo atende desde os iniciantes no setor até o público especializado.
Entre as apresentações que serão realizadas na Vila Germânica, estão previstas palestras técnicas e aprofundadas do universo cervejeiro abordando temas específicos relacionados aos insumos e a realidade do mercado. No entanto, o encontro prevê também temas destinados a quem está dando os primeiros passos no setor, com palestras sobre produção cervejeira e uma análise sobre a popularização das artesanais, entre outros. O evento ainda terá um painel de degustação do estilo criado por cervejeiros catarinenses, a Catharina Sour.
Entre as 13h e às 17h de quinta-feira (9/3), a programação sai da Vila Germânica e chega até a Escola Superior de Cerveja e Malte para a realização de um seminário técnico com apresentações sobre cevada brasileira, leveduras e a Flash Pasteurização.
Para atender o público em geral e informar sobre os cursos oferecidos na instituição, a equipe da escola ainda manterá um estande especial no festival e outro espaço na Feira Brasileira da Cerveja, também na Vila Germânica, realizada de 8 a 10 de março. A inscrição pode ser feita clicando aqui.
Programação de palestras do Festival Brasileiro da Cerveja 2017
Quarta-feira (8)
- 19h30min – “Palavra de Burgomestre : Fazendo a própria cerveja” – Sady Homrich – Vila Germânica
- 21h – “Uso de variedades de lúpulo para alcançar sabores especiais de cervejas” – Carlos Ruiz da HVG – na Vila Germânica.
Quinta-feira (9)
- 13h às 17h – Seminário Cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM):
- “Um passo à frente com a Flash Pasteurização” – Marco Aurélio Dal Mas;
- “Leveduras: a alma do sabor da cerveja” – Gabriela Mueller;
- “Cevada Brasileira: passado, presente e futuro” – Marcos Odebrecht;
- 19h30min – “Cerveja artesanal é moda?” – Carlo Lapolli – na Vila Germânica;
- 21h – “Cervejas e chocolates” – Raimundo Padilha – na Vila Germânica.
Sexta-feira (10)
- 15h – “Specialty malts and their influence on craft beer recipes” – Axel Jany da Weyermann® – Vila Germânica
- 17h – Debate “Tendências do mercado cervejeiro” – Carlo Bressiani, Daniel Wolff, Paulo Bettiol, Leonardo Sewald e Rodrigo Silveira – Vila Germânica;
- 19h30min – “Brew Pub – Uma cervejaria diferente” – Idney José da Silva Jr – Vila Germânica;
- 21h – “Catharina Sour: um novo estilo brasileiro de cerveja” – Carlo Lapolli, Idney José da Silva Jr., Fábio Koerich Ramos – Vila Germânica.
Sábado (11)
- 15h – “Fermentation improvement by yeast nutrition” – Tobias Fischborn da Agraria – Vila Germânica;
- 17h – “Homebrewer: a melhor cerveja com menos esforço” – Charles Ristow – Vila Germânica;
- 19h30min – “Cervejaria Cigana: Os desafios de terceirizar sua cerveja” – Murilo Foltran – Vila Germânica.
Três anos de ESCM
A Escola Superior de Cerveja e Malte, que deu o pontapé inicial nos trabalhos em março de 2014, durante o Festival Brasileiro da Cerveja faz questão de comemorar seu aniversário no evento em que tudo começou. No sábado (11/3), será realizado o 1º Encontro Anual de Alunos da ESCM. A confraternização, aberta a toda comunidade cervejeira, terá apresentações musicais, participação de food trucks e nove tradicionais cervejarias artesanais.