Blumenau se prepara para receber a 16ª edição do Festival Nacional de Danças Folclóricas (Festfolk), um evento que celebra a diversidade cultural do Brasil, reunindo grupos de dança folclórica de diversas etnias de todo o país. Organizado pelo Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura, o festival está agendado para ocorrer entre 30 de maio e 2 de junho de 2024.
Os interessados em participar do Festfolk podem realizar suas inscrições até 25 de fevereiro, clicando aqui. No site está disponível o regulamento. A comissão de seleção avaliará os grupos com base em critérios como qualidade artística, autenticidade das coreografias, currículo cultural e originalidade para grupos parafolclóricos.
O festival, que tem o palco principal no Parque Vila Germânica, também se expande pela cidade em uma Mostra Paralela, levando apresentações a praças, shoppings e clubes. Além das apresentações, a 16ª edição do festival se destaca pelo lançamento da Revista do Festfolk, que neste ano aborda a influência afro-brasileira nas danças folclóricas. [Pesquisadores e folcloristas interessados em contribuir com a revista podem enviar artigos até 15 de março para artigos@inarti.org.br, com o tema “A influência afro-brasileira através das danças folclóricas”.
Neste ano, a arte de divulgação do festival, criada por Giba Santos, homenageia o artista ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, reconhecido por retratar festas e crenças do nordeste brasileiro em sua obra. As cores e formas geométricas da arte simbolizam a riqueza do folclore brasileiro.
Financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Festfolk oferece suporte aos grupos selecionados com transporte, hospedagem e alimentação, além de garantir entrada gratuita ao público durante o evento.