Santa Catarina se transforma em um dos principais destinos turísticos do Brasil no mês de outubro, com as festas e eventos que comemoram as diferentes etnias que colonizaram o estado. São cardápios, bebidas, danças e músicas para todos os gostos. Dados da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) apontam que, anualmente, as festas de outubro movimentam cerca de dois milhões pessoas em SC, sendo que mais de um milhão são turistas.
“Santa Catarina vive um momento diferenciado no turismo. É grande o número de pessoas que buscam conhecer as nossas regiões. E agora, com as festas de outubro, devemos receber um volume recorde de visitantes, entre moradores do estado e de fora. Será um movimento extraordinário e que vai refletir na economia. O Governo do Estado, busca mostrar aos visitantes que Santa Catarina tem boa infraestrutura e muitas belezas, além de oferecer toda segurança, tranquilidade e conforto necessários”, disse o secretário do Turismo, Cultura e Esportes, Leonel Pavan.
As festas de outubro reúnem alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses e tantos outros povos que preservam e difundem sua tradição na gastronomia, nas danças, na música, nas vestimentas e no idioma. Em Blumenau, a Oktoberfest abre a programação do mês nesta quarta-feira (4/10/17), e segue até o dia 22.
Mas as festividades e as amimações não param por aí. Brusque tem chope gelado e gastronomia típica com a 32ª Fenarreco – Festa Nacional do Marreco. Florianópolis apresenta a 18ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, a Fenaostra. Em Itapiranga, no Extremo-Oeste, a animação fica por conta da 39º Oktoberfest. Timbó resgata e preserva as tradições dos colonizadores com a 27ª Festa do Imigrante. Treze Tílias, no Meio-Oeste, comemora a cultura austríaca com muita música, gastronomia, desfiles e dança com a Tirolerfest. Joinville apresenta a Bierville e Salão Sul Brasileiro de Cerveja.
Já Porto Belo oferece pratos como a tradicional caldeirada de frutos do mar durante o Festival do Camarão de Porto Belo. Em São Martinho, desfiles, apresentações culturais, comidas e campeonatos típicos fazem parte da Festa do Produto Colonial.
Orientações
A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina orienta que as participantes das festas não dirijam de madrugada e, de preferência, contratem serviço profissional de transporte, como ônibus ou van. É obrigatório usar cinto de segurança e respeitar os limites de velocidades e a sinalização de trânsito.
Confira a programação das festas:
Blumenau – 34ª Oktoberfest
Data: 4 a 22 de outubro
Local: Parque Vila Germânica
Os desfiles oficiais da Oktoberfest acontecem na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau.
Brusque – 32ª Fenarreco – Festa Nacional do Marreco
Data: 5 a 15 de outubro
Local: Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, na Rua Gentil Batistti Archer, 221 – centro II – Brusque
Florianópolis – 18ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana – Fenaostra
Local: Mercado Público e Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis.
Data: 11 e 15 de outubro
Itapiranga – 39º Oktoberfest
Data: 7 a 22 de outubro
Local: Itapiranga
Timbó – 27º Festa do Imigrante
Data: 11 a 15 de outubro
Local: Pavilhão de Eventos Henry Paul, na Rua Julius Scheidemantel, 853, centro de Timbó
Treze Tílias – Tirolerfest
Data: 11 a 15 de outubro
Local: Parque de Exposições Johann Otto Küng, em Treze Tílias
Joinville – Bierville e Salão Sul Brasileiro de Cerveja
Data: 11 a 14 de outubro
Local: Centro de Convenções Expoville, na Rua XV de Novembro, 4315, em Joinville
Porto Belo – Festival do Camarão de Porto Belo
Data: 13 a 15 de outubro
Local: Praça da Bandeira, em Porto Belo
São Martinho – 24ª Festa do Produto Colonial
Desfiles, apresentações folclóricas, gastronomia, campeonatos típicos
Data: 27 a 29 de outubro, em São Martinho
Fonte: SECOM/SC