Texto: Giovani Vitória
A Feira Mulher Brasil 2015 abre às 15 horas desta quinta-feira, 09 de abril, com expectativa de receber 25 mil pessoas e gerar negócios da ordem de R$ 30 milhões. Pelos quatro mil metros quadrados do setor 1 da Vila Germânica, em Blumenau, 65 empresas estarão expondo 320 marcas dirigidas para o universo feminino. A feira é realizada pela Via Ápia Eventos e encerra na noite de domingo (dia 12).
Ao longo de cinco edições, a feira se consolidou como referência no lançamento de produtos e serviços para o mercado feminino. Ao longo de quatro dias serão expostas diversas novidades em moda, cosméticos, decoração, estética, saúde, casamento, maternidade, lazer, formação profissional e técnica, entre outros. A entrada é franca, mediante credenciamento antecipado pelo site ou na entrada do setor 1 da Vila Germânica.
Além da exposição de produtos e serviços, o visitante poderá prestigiar desfiles e participar de palestras e workshop, também de forma gratuita. Neste primeiro dia de feira serão duas palestras. Às 19h15, a coaching Andreia Monteiro é convidada da empresa SexMimos para abordar o tema “Coaching para Elas”. Às 20 horas será a vez da consultora de imagem e Blogueira (Blog Lilly´sTrends), Anna Rutkoski. Ela falará sobre “Os acessórios e a moda”, atendendo convite da Amoo Bijoux de Blumenau, Serão 60 minutos de conversa. Antes das palestras ocorre um coquetel para os expositores, às 18h30.
Espaços temáticos
A Feira terá espaços temáticos, ao longo de seus quatro dias. No Espaço Mamãe e Bebê serão mostrados tudo o que precisa para equipar e decorar o quarto de dos recém nascidos.
Fornecedores de produtos e serviços para festas e casamentos estarão concentrados no Espaço Noiva & Cia. Vestidos, fotografia, buffet, banda e arranjos são alguns dos itens apresentados.
Por fim, a Mostra do Empreendedor Catarinense, onde estarão reunidas empresas dos mais diversos segmentos com um diferencial para mostrar. A feira é direcionada ao público feminino, mas os homens contarão com um espaço exclusivo: o “Homódromo”.
Responsabilidade social
A Via Ápia mantém durante a Feira Mulher Brasil seu compromisso com a responsabilidade social, abrindo suas portas para entidades beneficentes e Ongs de Blumenau, como Abludef, Apae, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Aprablu..Oportunidade para mostrar o trabalho social feito na região.
A Feira Mulher Brasil 2015 conta com o apoio institucional da Acib, Ampe, CDL e do Convention Bureau, além da Associação Brasileira de Estética.
O tamanho do mercado feminino
Muitas empresas ainda não descobriram que o público feminino representa metade da força de trabalho do país e seu poder de consumo cresceu 83% –quase duas vezes mais que o dos homens.
Uma pesquisa desenvolvida pelo IBGE, em 2013, previa um incremento de R$ 1,1 trilhão no consumo por parte do público feminino brasileiro. Em 2003, o valor era de R$ 602 bilhões. O aumento foi de 83%. O poder de consumo dos homens cresceu 45%.
A mesma pesquisa apontou que 86% das esposas decidem as compras feitas no supermercado, 79% escolhem o destino de férias das famílias, 58% definem o modelo e a marca do carro e 53% estabelecem que computador será comprado para a casa.