terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioEconomiaFeira de Oportunidades terá agenda de palestras gratuitas

Feira de Oportunidades terá agenda de palestras gratuitas

Capacitação empreendedora oferecida em parceria com o Sebrae/SC integra a programação do evento que a Viacredi promove nos dias 16 e 17 de agosto, em Blumenau

Quem já tem ou pensa em abrir um novo negócio encontrará na Feira de Oportunidades Viacredi uma oportunidade de se informar ou aprimorar os conhecimentos sobre gestão. Em parceria com o Sebrae/SC, a Viacredi programou seis palestras gratuitas, com temas de interesse dos empreendedores (veja programação). Elas ocorrem em vários horários ao longo dos dois dias da Feira, em uma sala especialmente preparada para este fim. Os interessados devem inscrever-se no local, minutos antes de cada evento. A Feira de Oportunidades Viacredi será realizada nos dias 16 e 17 de agosto, no Clube de Caça e Tiro Velha Central, em Blumenau. A entrada é gratuita e aberta ao público. A expectativa é reunir cinco mil visitantes.

De acordo com a analista técnica da Coordenadoria Regional Vale do Itajaí do Sebrae/SC, Ionita Rosa Lunelli, os temas apresentados nas palestras são definidos conforme o perfil empreendedor da região. Os assuntos são identificados no relacionamento diário da instituição com o público, por meio dos eventos do PROGRID (Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados) ou outros em parceria com a Cooperativa. “O Sebrae tem uma parceria de longa data e de grande produtividade com as cooperativas do Sistema CECRED, que nos aproxima dos empreendedores, possibilitando disponibilizar cursos, palestras e outros produtos para desenvolvê-los e auxiliá-los em suas demandas de gestão. Desta forma, contribuímos para que as micro e pequenas empresas cresçam e participem do desenvolvimento econômico da região”, afirma.

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS

Sábado, 16 de agosto:

– 15h30 às 17h: Atendimento ao cliente
Orienta os empreendedores sobre a importância do atendimento com qualidade como diferencial competitivo para satisfazer e encantar os clientes. As principais abordagens são: a razão de atender bem, fatores que levam as empresas a perder clientes, como receber e encaminhar uma reclamação e meios para aumentar a satisfação.

– 18h às 19h30: Como montar seu próprio negócio
Os participantes vão perceber que, para abrir uma empresa, é necessário seguir certos passos, como planejar, pesquisar e analisar características pessoais e de mercado. Terão oportunidade de refletir sobre assuntos como investimentos necessários, planejamento e plano de negócios, riscos, a importância de ser proativo e bem informado, a necessidade de ter habilidades e conhecimento no ramo pretendido, bem como capacidade de analisar seus clientes, fornecedores, concorrentes e o mercado.

– 20h30 às 22h: A importância do Capital de Giro para o sucesso do seu negócio
Em uma explicação clara e objetiva, os técnicos do Sebrae/SC irão apresentar o Capital de Giro como um aliado do sucesso dos empreendedores. O objetivo é sensibilizar os participantes para o entendimento correto do cálculo e da gestão do Capital de Giro, apresentando cenários, necessidades, determinação, origem e aplicação dos recursos.

Domingo, 17 de agosto:

– 10h15 às 11h45: Aumente suas vendas com criatividade
Com as “Dicas de A a Z”, a palestra apresenta formas criativas e inovadoras de se comunicar com os clientes e potencializar as vendas, mostrando exemplos do que empresas e empresários estão fazendo para dinamizar sua participação no mercado. As dicas estão em sintonia com o novo comportamento do consumidor e podem ser aplicadas no dia a dia do negócio.

– 13h30 às 15h: Momento de decisão: ser ou não ser empresário”
A palestra aborda as principais dúvidas que passam pela cabeça da maioria das pessoas que decidem empreender. As dificuldades de ser um empresário, as características do empreendedor de sucesso e qual o melhor caminho para tomar a decisão mais acertada são alguns aspectos tratados.

– 16h às 17h30: Entenda custos, despesas e preço de venda
Orienta e esclarece sobre conceitos básicos para uma gestão eficiente de custos, despesas e preço de venda, essenciais para minimizar riscos e ter melhor desempenho econômico-financeiro nos negócios. Traz conceitos como classificação de valores relativos a custos, despesas e investimentos, gestão de custos (mercadorias, produtos e serviços), despesas fixas, lucratividade e rentabilidade, método de cálculo e gestão do preço de venda, ponto de equilíbrio e método de apuração e avaliação de resultados.

Feira de Oportunidades Viacredi
Local: Clube de Caça e Tiro Velha Central (Rua dos Caçadores, 3.680 – Bairro Velha Central) – Blumenau
Datas: sábado, 16 de agosto, das 14 às 22 horas e domingo, 17 de agosto, das 10 às 18 horas.
Valor: gratuito
www.facebook.com/FeiraDeOportunidadesViacredi

Texto: Marli Rudnik

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS