Fotos e entrevista: João Paulo Taumaturgo | Texto: Claus Jensen
A partir das 11h deste sábado (16/6/16), começou no Setor 2 do Parque Vila Germânica, a 32ª edição da tradicional feijoada do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. Esse foi o primeiro ano em que o evento foi realizado fora do quartel do batalhão. No local, se encontraram velhos amigos que serviram juntos, muitas famílias; além de atrações como recreação infantil, apresentação de bandas e exposição de veículos militares.
Apesar do grande número de pessoas presentes no local, tudo foi bem organizado e o evento foi mais uma vez um sucesso. O palco montado com três caminhões, é algo que chamou a atenção e lembra a capacidade dos militares de se adaptarem às diversidades.
Por volta das 13h30min, quando estas fotos foram registradas, ainda havia um grande público no local. Organizado pela Associação dos Amigos do Batalhão, a feijoada é uma oportunidade de aproximar a comunidade dos militares.
O João Paulo Taumaturgo esteve no local e conversou com o Comandante do 23º BI, Tenente Coronel Fernando Cesar Costa de Almeida, que explicou porque não realizaram o evento no quartel. Para muitos ex-militares, ir no batalhão era uma oportunidade de matar a saudade do tempo em que serviram.
OBlumenauense: O evento atingiu a expectativa?
Ten Cel Almeida: Sim, atendeu muito bem nossa expectativa. Nos preparamos para atender 4.500 pessoas, independente de quantos viessem. É a quantidade que consegue manter nosso padrão de qualidade, adquirido pelo nosso pessoal ao longo de vários anos. O que nós queremos é essa integração dos militares com a sociedade civil de Blumenau.
OBlumenauense: Qual foi a razão de fazer a feijoada no Parque Vila Germânica em vez do batalhão?
Ten Cel Almeida: Naturalmente, para nós teria sido muito melhor termos ficado no batalhão, porque está tudo mais próximo. Nossa maior preocupação foi com o púbico, porque pelas vias de acesso ao batalhão pelo bairro Garcia, não dá para atender um grande número de pessoas. Pensando nisso, decidimos trazer a feijoada para cá (Parque vila Germânica), já que é um espaço feito para grandes eventos.
OBlumenauense: Qual é a principal destinação da verba arrecadada na feijoada?
Ten Cel Almeida: A feijoada é organizada pela Associação de Amigos do Batalhão, uma pessoa jurídica, com CNPJ, que arrecada o valor e destina para projetos sociais, como a escola que tocou há pouco. Outro projeto é o “Mão Amiga” que doa cestas básicas para soldados carentes. Ao longo dos anos, a associação também doou recursos da feijoada para emprego no batalhão como por exemplo, adquirir os rádios de transmissão intraveiculares utilizados nos veículos militares, permitindo que eles se comuniquem. O mesmo foi com o sistema de monitoramento de rádio amador.
OBlumenauense: A intenção é que e 2016 seja novamente realizado aqui no Parque Vila Germânica?
Ten Cel Almeida: Já são mais de 32 anos em que é realizada essa feijoada. Pensando no acesso do grande público, a intenção é continuar a fazer no Parque Vila Germânica nas próximas edições.