sábado, 27 novembro 2021
InícioEconomiaFazenda retém cerca de 200 mercadorias na Operação Correios

Fazenda retém cerca de 200 mercadorias na Operação Correios

A ação foi realizada nesta sexta-feira, 28, na sede dos Correios, em São José, mas pode se repetir em outras cidades do estado, inclusive Blumenau.

A Secretaria de Estado da Fazenda reteve 36 encomendas contendo cerca de 200 mercadorias na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, durante a primeira Operação Correios de 2014, realizada na sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em São José. A ação teve como foco o comércio de eletrônicos e joias. As encomendas retidas apresentaram irregularidades na documentação fiscal, com destaque para a ausência de nota. Só em joias, estima-se um valor R$ 200 mil sem nota fiscal. Participaram da ação dez servidores da SEF, entre auditores fiscais e analistas.

A nota fiscal é obrigação de quem vende, mas também responsabilidade de quem compra. Por isso, os compradores das mercadorias retidas serão chamados para regularizar a situação. Se eles não tiverem a nota fiscal e quiserem ficar com o produto terão de pagar o imposto, em média 17% do valor da mercadoria, mais multa de 100% do valor do imposto. No caso do vendedor, a SEF não tem jurisdição para cobrar esclarecimentos e emitir notificação fiscal de empresas localizadas fora de Santa Catarina. Grande parte dos produtos vem de outros Estados e também de outros países.

via Assessoria de Comunicação SEF | Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz/Sara Goulart

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS