Faixa protesta a retirada da ciclovia na Rua Almirante Tamandaré

 

Por Claus Jensen, com fotos Anderson Padinha

Desde quarta-feira (7/03/18), os ciclistas perderam a ciclovia da Rua Almirante Tamandaré, no trecho entre o início da via até a altura da Rua Alberto Stein, no bairro Vila Nova, que agora tem três pistas. A medida foi tomada para implantar um corredor de ônibus provisório no lado esquerdo, em função das obras da Rua Humberto de Campos.

 

 

Uma faixa colocada às margens da via lembra da situação difícil que agora os ciclistas enfrentam, sem o espaço que até então era usado por eles. Apesar de um número ainda pequeno, mas algumas pessoas adotam o estilo de vida saudável usando a “magrelinha” para se deslocar pela cidade.

Nesta quinta-feira (8) passei por lá, e percebi o quanto os motoristas de ônibus tem que ser hábeis e cuidadosos, principalmente nos horários de maior movimento. Para veículos maiores, a faixa que funciona no sentido contrário do trânsito é estreita e sinuosa. Pior foi ver pedestres no lado direito, onde quase não há calçada, passando ao lado dos veículos. No outro lado, não há problemas em relação à calçada.