Exposição em Blumenau mostra parte de materiais de alemães no Brasil durante a 2ª guerra, recuperados na Espanha

 

 

Imagens: Marlise Cardoso Jensen

O prefeito Mário Hildebrandt e o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, apresentaram na manhã de quinta-feira (4/04/19), a programação que irá orientar as ações alusivas aos 200 anos de nascimento do fundador da cidade.

Durante uma entrevista com Rodrigo Ramos, ele revelou alguns dados sobre a exposição (em banners) “História Repatriada” que integra parte de material coletado na Espanha. Esse material foi produzido por alemães no Brasil durante a 2ª Guerra, depois que o Brasil rompeu relações diplomáticas com a Alemanha.

Segundo Ramos, a Espanha deu suporte aos alemães que ficaram no Brasil e o material foi dado como perdido durante muitos anos. São mais de 5 mil materiais, de alemães em Santa Catarina e no do Rio Grande do Sul, que reúnem desde fotos a documentos médicos e políticos. Confira a entrevista.

 

 

O Mausoléu Dr. Blumenau foi decorado com vasos de rosas, a flor preferida do colonizador, para receber a comunidade no lançamento da programação. O espaço cultural abriga uma exposição com objetos que pertenceram ao homenageado, incluindo livros, porcelanas e guardanapos bordados à mão.

 

No evento estavam presentes autoridades, imprensa e a população; que conheceu a programação elaborada pelo Gabinete do Prefeito, Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), Intendência Distrital da Vila Itoupava, Universidade Regional de Blumenau (Furb), Instituto Histórico de Blumenau, Consulado Honorário da República da Alemanha, Câmara de Vereadores de Blumenau e Conselho Municipal de Política Cultural. O prefeito visitou a Exposição História Repatriada, que integra a programação da Semana da Língua Alemã. A mostra foi organizada pela Fundação Cultural e pelo Instituto Carl Hoepcke, de Florianópolis.

 

 

Cidadania

A programação de aniversário foi desenvolvida em conjunto com outras entidades que atuam no município. “Ela não está fechada. Certamente teremos outras atividades no decorrer do ano”, destaca Rodrigo Ramos. As ações envolvem questões nas áreas da educação, cultura, cidadania, economia e relações internacionais.

As atividades dos 200 anos de nascimento do fundador buscam lembrar a memória do principal personagem, que consolidou a formação do povoado e que construiu um projeto de colonização regional. “Não foi o primeiro morador, pois já tínhamos outros vivendo na região. Mas resgatamos a memória daquele que consolidou a formação do povoado. É impossível falar nos processos de emigração e imigração no século 19 sem falar na experiência do Dr. Blumenau. É um feito, e hoje ainda encontramos documentos e registros desse período que ajudam a contar a história”, conclui o presidente da FCBlu.

 

Os 200 anos de nascimento do Dr. Blumenau

Principais datas:

26 de dezembro – nascimento do fundador
30 de outubro – falecimento

Ações programadas

– Memória Digital: quintas-feiras, no site da Prefeitura/Fundação Cultural, com matéria específica sobre a vida do Dr. Blumenau

Lançamento de livros:

Colônia Blumenau (em maio)
O Vale do Itajaí – Gustav Stutzer 1891 – 2ª edição
Cinquentenário de Blumenau – alemão, italiano e, agora, traduzido em português

Concerto 26 de maio

Restauro da Macuca

Instalação do Painel A Colheita – na Fundação Cultural

Entrega da primeira etapa da reforma do Auditório Carlos Jardim

Programação Festiva de Aniversário – com atividades culturais em vários pontos da cidade

Sessões solenes: na Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores, Furb e Congresso Nacional

Visita da senhora Jutta Blumenau-Niesel (Bisneta do Dr. Blumenau)

Encontro de Cidades-irmãs de Blumenau (Campinas, Petrópolis, San Carlos de Bariloche (Argentina), Osorno (Chile), Weingarten (Alemanha) e Oxapampa (Peru)

Proposta de mais três cidades-irmãs: Geldersheim (Alemanha), Linz (Áustria) e Pilsen (República Tcheca)

Exposições de arte em julho e dezembro

Calendário escolar com a agenda do Prefeito por um Dia

Convênio com a Furb para tradução de documentos em Língua Alemã

Convênios com a Universidade Federal para a digitalização e transcrição do acervo dos Jornais em Língua Alemã

Plantio de Palmeiras Imperiais na Alameda Duque de Caxias

Apresentação do folder sobre a história do Dr. Blumenau que será distribuído nos eventos

Exposição fotográfica que vai circular pela cidade sobre o Dr. Blumenau – imagens, documentos e curiosidades sobre a personalidade do homenageado

30 de outubro: culto no Mausoléu

26 de dezembro: homenagem póstuma

(outras ações serão incorporadas pelo município, entidades e comunidade)

Com informações de Sérgio Antonello, da Fundação Cultural de Blumenau