Exposição de casas enxaimel em miniatura chega ao Cedup

O projeto cultural que permitiu a confecção das maquetes de prédios históricos foi contemplado no Prêmio Herbert Holetz.

Foto: Divulgação

As maquetes enxaimel elaboradas por de Max Diel Volles permanecem em exposição até o dia 28 de julho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, no espaço de artes do Centro de Educação Profissional (Cedup) Hermann Hering (Rua Benjamin Constant, 857, Escola Agrícola). O projeto cultural Número 06/2019 que permitiu a confecção dos objetos foi contemplado na edição de 2019 do Prêmio Herbert Holetz.

As maquetes reproduzem casas enxaimel históricas de Blumenau, cortadas à laser, que demonstram a composição da estrutura nesse estilo de construção. Os modelos da mostra estão em escala de 40:1 e 55:1, sendo que algumas cabem na palma da mão.

O enxaimel é uma técnica construtiva que usa estrutura com madeiras encaixadas e que, depois de erguida, tem seus vãos preenchidos com tijolos ou taipa. Estas maquetes são impressionantes pela fidelidade e complexidade como foram feitas e permitem ao público comparar os tamanhos dos modelos com as construções históricas conhecidas em Blumenau.

Por Sérgio Antonello, da SECOM/BNU

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação