Ex-presidente Lula assume a Casa Civil

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula / Fotos Públicas
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula / Fotos Públicas

O deputado Afonso Florence (PT-BA), anunciou nesta quarta-feira (16/3/16) de manhã, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assumir a Casa Civil da Presidência da República, no lugar de Jaques Wagner. A expectativa já era essa. 

Ontem (15) Lula se reuniu no Palácio da Alvorada por mais de quatro horas com a presidente Dilma Rousseff e hoje por volta das 9h novamente. Os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, da Fazenda, Nelson Barbosa, e da Educação, Aloizio Mercadante, também estavam no Palácio da Alvorada.

A informação sobre a possibilidade de Lula ser nomeado ministro de Dilma foi assunto dos principais veículos de imprensa do país. Segundo as versões “oficiais” a iniciativa da nomeação teria partido de Dilma, e agrada aos que apoiam o governo, devido a habilidade política do ex-presidente.

Já a oposição classifica a hipótese como uma tentativa de blindá-lo das investigações da Operação Lava Jato. Existem algumas manifestações nas redes sociais sobre parar o Brasil um dia, caso Lula fosse nomeado ministro.

Promover a ministro um dos principais alvos das manifestações desse domingo (13), a maior da história do Brasil, é visto por muitos como uma afronta.

 

Nota Oficial, divulgada no blog do Planalto:

A presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.

Assumirá o cargo de ministro de Estado chefe da Casa Civil o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Assumirá, ainda, o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil, o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes.

A presidenta da República presta homenagem e agradecimento ao dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República