A evolução no nosso turismo

Foto: Daniel Zimmermann
Foto: Daniel Zimmermann
Foto: Daniel Zimmermann

Texto: Valmir Zanetti | Diretor do Empório Vila Germânica

Blumenau está mudando seu olhar sobre o turismo. A indústria que não tem chaminé deu sinais de revitalização que merecem ser comemorados. Além do crescimento orgânico no número de visitantes em eventos como a Osterdorf, a Vila de Natal, o Festival Brasileiro da Cerveja e o Festival de Botecos, tivemos o aumento no número de visitantes que chegam de fora para aproveitar os nossos atrativos.

O mesmo aconteceu com as lojas e pontos gastronômicos do Empório Vila Germânica: desde que o complexo foi construído, há seis anos, não víamos uma movimentação tão grande de ônibus e carros de passeio de outras cidades. Ao contrário dos cinco anos anteriores, em 2014 não tivemos meses ruins. Nem mesmo abril e setembro, que tradicionalmente eram de quedas acentuadas no número de visitantes, tiveram uma baixa representativa.

Já temos o mais difícil: o turista deseja nos conhecer. No passado, mesmo quando não havia um só local para comprar água aos fins de semana na Rua XV de Novembro ou lojas para venda de souvenires no Parque Vila Germânica, já recebíamos visitantes. Agora que o cenário mudou precisamos aproveitar.

Acontecimentos como a Feirinha da Servidão Wollstein e o Parklet Day são incríveis para a nossa região e os nossos moradores, mas também atraem o turista local que vê em Blumenau a maior cidade da sua região. São iniciativas que devem ser valorizadas e continuadas.

Temos vários desafios pela frente. Do aumento na captação de eventos para serem realizados na nossa região até a revitalização e atualização de roteiros como o das cervejarias artesanais, arquitetônico, dos museus e das igrejas. Precisamos colocar em prática o nosso tão sonhado centro de convenções, traçar estratégias inteligentes de atração de turistas e fazer com que eles sejam melhor atendidos na nossa região. Mas também precisamos valorizar os importantes passos que estão sendo dados.

Torço para que 2014 tenha sido o despertar de uma realidade que a nossa baixa autoestima não nos deixava admitir: somos atrativos para o turista, sim. Agora nos cabe aproveitar essas oportunidades, valorizar o que está sendo feito e darmos um passo de cada vez no caminho da retomada da força turística da nossa região. s num país maravilhoso e num estado único, criativo e verdadeiramente apaixonante.