segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioGeralEstudo analisa os rejeitos da coleta seletiva de Blumenau

Estudo analisa os rejeitos da coleta seletiva de Blumenau

Reciclagem_Furb_02

 

Texto: Giovana Pietrzacka | via FURB

Identificar quais são e o destino dos rejeitos da coleta seletiva do município de Blumenau. Este foi o objetivo principal da pesquisa feita pelo mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da FURB, João Marcos Bosi Mendonça de Moura. Com a ajuda do aluno bolsista de iniciação científica do Pibic/FURB Jacksonildo de Lima do Carmo e supervisão dos professores do programa, Moura pesquisou durante um ano o destino dos rejeitos.

 

Reciclagem_Furb_03

 

A pesquisa foi possível graças ao convênio de cooperação técnico-científica firmado em novembro de 2014, entre FURB e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE, que objetivou o intercâmbio de informações entre as partes voltadas a gestão de resíduos sólidos do município de Blumenau, abordando os rejeitos da coleta seletiva do município.

Durante o período de dezembro de 2014 a novembro de 2015 foram feitas 101 coletas diárias dos rejeitos provenientes da Associação de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Blumenau (RECIBLU) totalizando 3893 kg de rejeitos analisados que foram classificados em 17 categorias. Atualmente, após passarem pelo processo de triagem, estes rejeitos são descartados e enviados ao aterro sanitário.

“Identificamos que 30% do material triado pela RECIBLU é rejeitado. Deste total, 50% pode ser aproveitado, deve ser considerado como matéria-prima”, conta o mestrando João Marcos Bosi Mendonça de Moura.

 

Reciclagem_Furb_04

 

Segundo a pesquisa, estes rejeitos que vão ao aterro sanitário poderiam ter um melhor destino. “Reconhece-se também a importância de um trabalho contínuo de educação ambiental dos usuários do sistema. Em consequência, espera-se uma melhor eficiência da coleta/triagem e uma destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos”, completa o mestrando.

 

Reciclagem_Furb_06

Reciclagem_Furb_05

 

Apresentação

No início de fevereiro, os dados da pesquisa foram apresentados ao SAMAE. Estavam presentes representantes da autarquia: o diretor-presidente, Valdair José Matias; o assessor jurídico, José Carlos Oechsler e o gerente de resíduos sólidos e coordenador das atividades do convênio, João Carlos Franceschi. Pela FURB estavam o reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado; a coordenadora do PPGEA, professora Noemia Bohn e a coordenadora das atividades do convênio da FURB, professora Ivone Gohr Pinheiro.

O mestrando vai defender a dissertação dia 26 de fevereiro, às 9h, no Auditório do Campus II. Assista a matéria feita pela FURB TV.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS