quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioGeralEstudantes promovem gincana e contribuem com entidades blumenauenses

Estudantes promovem gincana e contribuem com entidades blumenauenses

Estudantes-gincana-doacoes-entidades_01

No mês de julho é comemorado o Dia da Caridade, mas a prática da solidariedade não pode ser restrita a esta data. Os estudantes da escola Barão do Rio Branco são um exemplo de que boas ações devem ser praticadas durante todo o ano. Mais de 700 adolescentes promovem uma gincana para ajudar as entidades do município. Os participantes são incentivados a arrecadar brinquedos e produtos de higiene pessoal e de limpeza. “Os estudantes recebem uma lista de donativos e devem traçar as estratégias para arrecadação dentro do prazo estipulado”, explica a professora Maritsa Domingos, uma das responsáveis pelo projeto. A ação “turma mais solidária” dura cerca de um mês e é realizada em média oito vezes ao ano. A professora explica que a Barão incentiva a proposta durante todo o ano para que os estudantes tornem a caridade um exercício diário

Quem organiza toda a gincana é o Centro de Liderança Estudantil (Cele), composto por estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Médio. Os locais que recebem as arrecadações são escolhidos através de sugestões que partem dos próprios adolescentes. A equipe que conquista mais pontos é considerada a vencedora da gincana e é convidada a entregar a doação pessoalmente, com o objetivo de ampliar ainda mais interação com a comunidade.

Estudantes-gincana-doacoes-entidades_02

A turma vencedora ainda recebe como prêmio a placa: “Turma + Solidária”, que é fixada na porta da sala de aula. O benefício vai além da premiação física. “Esta proposta estimula a ação pedagógica-didática de participação coletiva em atividades de apoio social (voluntariado), visando a valorização e o desenvolvimento pessoal pela experiência adquirida”, finaliza a professora.

Em breve, o Grupo de voluntariado da Barão vai ampliar ainda mais as interações sociais. Este ano os estudantes serão estimulados a participar de uma ação voluntária de apoio à comunidade no Hospital Santo Antônio, de Blumenau.

 Texto: Martha Kienast

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS