Estudantes de escola municipal vencem campeonato de robótica ValeEurobotic 2023

O objetivo da competição entre os alunos é buscar soluções tecnológicas inovadoras que possam contribuir para os processos de inovação interna de empresas.

Foto: divulgação

Na quarta-feira (9/08/23), os estudantes da Escola Básica Municipal (EBM) Lauro Muller fizeram bonito no Desafio ValeEurobotic 2023, onde representaram a rede municipal de educação. Na categoria “Seguidor de Linha Pro II” do nível de educação básica, a equipe conquistou o primeiro e o segundo lugar. O evento ocorreu no Complexo Esportivo do Sesi e reuniu estudantes de várias instituições de ensino.

A iniciativa, que envolve o SESI/SENAI de Blumenau, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau, Pomerode e Gaspar (Simmmeb), visa promover a colaboração entre a indústria, o mercado e as instituições de ensino. O objetivo é estimular a criação de ValeEurobotic

No evento, os estudantes da EBM Lauro Muller competiram com destreza e criatividade no nível de educação básica, demonstrando suas habilidades na categoria “Seguidor de Linha Pro III” e também na categoria “Lego Sumô”. Alexandre Matias, secretário de educação, ressaltou a relevância da participação: “Essa é uma participação significativa, os estudantes da EBM Lauro Muller são representantes da rede municipal de ensino e essa experiência os aproxima do mundo da tecnologia, proporcionando aprendizado e desenvolvimento tecnológico.”

O diretor da escola, Delvaine Pussine, destacou a relevância da robótica como uma ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional e habilidades práticas. Ele comentou: “Participar desse campeonato é uma oportunidade valiosa de aprendizado, onde os alunos enfrentam desafios reais e trabalham em equipe para resolvê-los.”

O sucesso no Desafio ValeEurobotic é resultado de um esforço contínuo na EBM Lauro Muller, que foi pioneira na introdução das aulas de robótica. Atualmente, o projeto também está presente na EBM Machado de Assis e na EBM General Lúcio Esteves. Essas aulas não apenas incentivam a resolução de problemas e a criatividade, mas também proporcionam aos alunos noções de programação, trabalho em equipe e a integração de conceitos curriculares de forma prática e envolvente.

Fonte: Prefeitura de Blumenau