terça-feira, 25 janeiro 2022
InícioEducaçãoEstudantes de 13 anos em Itajaí, criam projeto para limpar o rio...

Estudantes de 13 anos em Itajaí, criam projeto para limpar o rio Itajaí-Açu 

Foto: Prefeitura Municipal de Itajaí

 

O projeto Ebar Eco Barreira pretende reduzir a quantidade de lixo flutuante na bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu e seus afluentes. Ele foi criado por Júlia, Maria e Fernanda, todas de 13 anos,  estudantes do 8º ano da Escola Básica Antônio Ramos, no bairro Cordeiros, em Itajaí.

A proposta apresentada na terça-feira (31/07/18) na Secretaria Municipal de Educação do município, prevê a construção de ecobarreiras feitas com materiais reciclados para flutuação, como garrafas pet e bombonas plásticas. Para cada ecobarreira, um Ecoponto, onde deverão ser depositados os resíduos retirados da água.

“O objetivo principal é remover e reciclar uma parcela do lixo encontrado nos recursos hídricos da cidade”, explicaram as autoras da ideia. O projeto ainda prevê a criação de um programa de educação ambiental voltado aos estudantes das escolas municipais e também à população do entorno dos Ecopontos.

“A proposta é realizar encontros em escolas e em associações comunitárias para discutir o assunto, organizar oficinas sobre lixo e saúde, lixo e água, lixo e conservação ambiental, entre outros”, destaca o professor de geografia Fábio Toniazzo, orientador das estudantes.

Outra ideia é que os alunos da mesma escola atuem como multiplicadores da ideia nas comunidades e nas escolas. Na segunda-feira (5), será discutida a viabilidade da implantação do projeto com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai).

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS