Escolas públicas recebem treinamentos de prevenção contra incêndios em Blumenau

O treinamento na rede municipal faz parte da programação do Julho Laranja, mês de Prevenção a Desastres.

A partir das 9 h desta sexta-feira, dia 1º de julho, o 3º Batalhão de Bombeiros Militares realizará uma simulação de incêndio na Escola Básica Municipal Duque de Caxias. A ação ocorre através das Secretarias de Educação e de Defesa Civil, com o objetivo de treinar estudantes, professores, e demais profissionais de educação, sobre como proceder em situações de risco, que necessitem de rápida evacuação.

O simulado marca a abertura da programação do Julho Laranja, que é o mês de Prevenção a Desastres, quando a Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) tradicionalmente promove ações ao longo mês para conscientização da população sobre os riscos naturais, mas principalmente na prevenção de qualquer intempérie que possa vir a ocorrer.

O exercício na EBM Duque de Caxias contará com a orientação da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Para a secretária Patrícia Lueders “É muito importante que os estudantes e os profissionais dentro do ambiente escolar tenham o conhecimento prático e saibam de que forma agir em situações de emergência. Nós da Secretaria de Educação não medimos esforços para que todas as nossas Instituições de Ensino recebam as orientações necessárias e saibam que podem contar com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Defesa Civil. Estas orientações são fundamentais nesse processo de aprendizado para combater e prevenir acidentes e incêndios”, disse.

Todas as 125 Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal de Ensino entre Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Básicas Municipais (EBMs) passarão pelo treinamento do plano de abandono no dia 01 de julho. A intenção é que mais de 35.900 crianças atendidas pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental da Rede Pública recebam o treinamento de Prevenção a Desastres.

Fonte: Prefeitura de Blumenau