Escolas de Balneário Camboriú ganham sistema de aproveitamento da água da chuva

Telhado-aproveitamento-chuva

 

Balneário Camboriú (SC) – A Hidravida, empresa integrante da Incubadora Tecnológica Empresarial da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), realizou a implantação de um novo sistema de armazenamento e aproveitamento de água da chuva nas escolas Tomaz Francisco Garcia, Centro Educacional Municipal Presidente Médici e Caic Ayrton Senna da Silva, todas de Balneário Camboriú. A ação ocorre por meio de financiamento do programa “Escolas Sustentáveis”, do Governo Federal.

Telhado-aproveitamento-chuva_02

O novo sistema é composto por uma estrutura especial de PVC, oca, que capta e armazena a água das chuvas. O líquido captado desce por calhas filtradoras eliminando impurezas e mau cheiro, o que permite uso para descargas, lavagem de calçadas, rega e demais formas que não seja o consumo humano. Os equipamentos de armazenamento são instalados na vertical das construções e geram economia sobre o uso da água tratada.

Telhado-aproveitamento-chuva_03Com a implantação nas escolas a expectativa é, ainda, incentivar o consumo consciente por parte dos alunos: “Indiretamente estes projetos instalados em escolas, promovem o interesse das crianças em utilizar a água de maneira adequada, prevenindo desperdícios e levando esta consciência para os familiares em casa, formando uma rede e expandido uma cultura mais responsável em relação aos impactos sociais e ambientais”, explica Hamilton Barbosa, sócio da empresa Hidravida.

Ele detalha que, além da implantação do sistema, a empresa tem oferecido, também, palestras e treinamentos sobre o funcionamento do novo modelo de armazenamento e realiza um programa de monitoramento anual da economia no consumo de água: “Pretendemos, também, lançar eventos em escolas e associações para reforçar a importância do uso consciente da água assim como dos cuidados e benefícios agregados”, aponta Barbosa.

Texto: Wagner Jose Mezoni | via Univali