segunda-feira, 26 julho 2021
InícioGeralEscola Número 1 terá segurança reforçada após ação de vândalos

Escola Número 1 terá segurança reforçada após ação de vândalos

 

 

Foto de arquivo

 

Na terça-feira (12/02/19), Rodrigo Ramos, presidente da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), anunciou reforço na segurança da Escola Número, depois de sofrer a ação de vândalos no dia 6 de fevereiro. O prédio foi invadido e os criminosos despejaram o pó químico dos extintores de incêndio sobre os materiais em exposição.

Para inibir novos ataques contra o patrimônio histórico, será contratada guarda armada e instaladas câmeras de videomonitoramento no imóvel. As medidas estão sendo tomadas pela FCBlu e a Associação de Amigos da Casa da Memória da Escola Número 1.

O acervo e todo o material da Escola Número 1 foi transferido para a Fundação Cultural. “Aqui já foram higienizados e o material impresso está sendo digitalizado. Peças históricas e objetos também estão sendo catalogados para em breve voltar para exposição. A intenção é de que em até 10 dias o espaço esteja reaberto para visitação”, destaca Rodrigo Ramos.

 

 

Ao longo de vários anos, a depredação tem sido uma constante na região. Recentemente também foram roubados adornos e objetos decorativos dos túmulos que enfeitam as lápides no cemitério que fica aos fundos da Escola Número 1. Além da exposição permanente de materiais históricos, o espaço deverá receber outras ações da comunidade.

“O patrimônio é público, a comunidade precisa se sentir dona, usar o espaço, ajudar a cuidar, denunciar quando observa algo errado. É preciso também chamar a atenção e a responsabilidade para todos aqueles que vivem na região. Hoje temos um grupo de voluntários, mas e no futuro? É preciso que todos ajudem a cuidar”, lembra o presidente.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS