sexta-feira, 3 dezembro 2021
InícioEducaçãoEscola desenvolve livro didático exclusivo para os estudantes

Escola desenvolve livro didático exclusivo para os estudantes

Material personalizado facilita o aprendizado com características vivenciadas no dia a dia das crianças

Para aprimorar o aprendizado das crianças e oferecer características vivenciadas no dia a dia dos estudantes, os professores da Escola Barão do Rio Branco desenvolveram um material didático exclusivo. O Livro de Projetos Integrados, que ganhou o carinhoso nome de Lipi, unifica os conteúdos trabalhados em sala de aula com os temas: Educação Ambiental, Educação Financeira, Valores, Formação de Leitores e Robótica Educacional, que consiste no uso de peças de jogos para elaboração de formas.

Os assuntos fazem parte do conteúdo trabalhado na escola e que, até então, não eram apresentados através de materiais didáticos. “De forma transversal e interdisciplinar conseguimos não só fazer a integração entre os programas institucionais, mas garantimos que todos os estudantes recebam um conhecimento de qualidade e dentro da sua realidade”, afirma um dos autores do livro, o professor Sandoval Reginaldo Pinheiro.

Livro_Projetos_Integrados-Barao01

O material foi produzido de acordo com a vivência diária dos estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. “O Lipi vai agregar agilidade na dinâmica curricular. Onde todos os projetos estão inseridos em um único material, facilitando o trabalho e o estudo dos estudantes de maneira clara e objetiva”, conta a professora Magrit Fröelich Kruger, que também é autora do livro.

Livro_Projetos_Integrados-Barao02

O Lipi conta com ilustração exclusiva. Uma profissional desenvolveu todas as imagens de acordo com o conteúdo que os estudantes trabalham em sala de aula. “O Lipi estimula e desenvolve a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade. De uma forma prazerosa, lúdica e inteligente, o material possui as personagens de nossa própria história (escolar). Sendo assim, não teremos que parar um conteúdo para iniciar outro. Tudo acaba ficando interligado”, acrescenta a professora Monica Weingärter Otte, mais uma autora do material.

Para o estudante do 2º ano, Rafael Muxfeldt Belli, o Lipi se tornou um companheiro de aprendizado. “Ele tem várias matérias, as figuras são bonitas, tem bastante literatura e muita coisa legal. Eu acho que a gente vai descobrir muitas coisas novas com o Lipi”, acrescenta. A estudante do 2º ano, Júlia Petkov Merege, acredita que o material vai ajudar a tornar o dia a dia ainda mais sustentável. “O livro é bem legal e educativo. Ele nos ensina muitas coisas como a Robótica, por exemplo, que nos instrui em como utilizar as peças para construir coisas e cuidar da natureza”, finaliza.

A Escola Barão pretende produzir mais livros didáticos exclusivos. Os professores estão realizando pesquisas para a produção dos novos materiais ainda em 2014.

Ficha técnica:
Título: Lipi – Livro de Projetos Integrados
Autores: Sandoval Reginaldo Pinheiro, Magrit Fröelich Kruger, Monica Weingärter Otte
Revisão: Apolônia Maria Malheiros Pinheiro
Ilustrações: Alexandra Presser

Oficina das palavras | Martha Kienast

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS