Escola de Gaspar inaugura casa na árvore

casa-arvore_esc-prof-rudolfo-gunther_23-11-16_01A Escola de Ensino Fundamental Professor Rudolfo Gunther inaugurou nessa terça-feira (22/11/16) uma casa na árvore construída para os alunos do educandário. A montagem do local faz parte do projeto de reorganização de espaços da escola, que está sendo desenvolvido desde agosto.

O evento de inauguração contou com a participação da Secretária de Educação, Marlene Almeida, que realizou uma contação de histórias para as crianças. Além disso, os alunos realizaram declamações de poesias.

Os materiais para a construção da casa na árvore foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Projeto Escola Sustentável. Já a mão de obra foi realizada pelos próprios pais, coordenados pelo pai Julian José Lungen.

O local demorou cerca de dois meses para ser finalizado e a mobília e a decoração foram feitas pelos alunos. As turmas do pré ao 5º quinto já estão utilizando o espaço.

Sobre o projeto

O projeto de reorganização dos espaços da escola tem como objetivo motivar as crianças e os funcionários para reforçar e enriquecer o ambiente de aprendizagem. Para isso, o projeto conta com a ajuda da Secretaria de Educação, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, da Fundação Municipal de Esportes, dos Bombeiros Voluntários, de pais e alunos.

A ideia surgiu após uma reunião com os pais em que foi discutida a questão da instituição ter um grande espaço físico, porém poucos espaços de convivência para as crianças. A primeira atividade realizada com os alunos foi a observação dos espaços da escola para definir as principais prioridades no projeto.

Desde então já foram realizadas diversas melhorias na escola, como a nova pintura da escola e do parquinho; plantação de gramado, flores e morango; bicicletário; palco ao ar livre; construção de canteiros para jardins; e colocação de calçada na entrada do educandário. Além disso, foi organizado um novo espaço para leitura e um canto da fantasia na sala de alfabetização.

Várias ações foram feitas com a ajuda dos alunos, como um mutirão para pintura de objetos, experiências com terrário e a decoração de azulejos colocados na parede. O projeto será aplicado até o final do ano letivo e pretende trabalhar, além das melhorias, todas as áreas de conhecimento das crianças.

 

Fonte: Prefeitura de Gaspar

 

casa-arvore_esc-prof-rudolfo-gunther_23-11-16_02