segunda-feira, 27 setembro 2021
InícioEducaçãoEscola Barão realiza 2ª Noite da Língua Alemã

Escola Barão realiza 2ª Noite da Língua Alemã

Noite_Alemã_Barão

Para incentivar esta busca pelo conhecimento, a Escola Barão do Rio Branco promove a 2ª Noite da Língua Alemã. Durante o evento será realizada a entrega dos certificados do exame de proficiência da língua alemã, reconhecidos como comprovante de qualificação por empregadores e entidades de ensino de todo o mundo. O Cônsul da Alemanha para assuntos culturais, Sr. Lars Franzen, foi convidado a participar da solenidade que inicia às 19h de quarta-feira (6/11), no Auditório da Escola.

Serão entregues os certificados aos aprovados nos exames de certificação segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR). As provas “Fit in Deutsch” foram aplicadas em junho e outubro por um representante do Instituto Goethe. As avaliações são oferecidas através da parceria com o Projeto PASCH/Instituto Goethe. “A prova é um diferencial, pois comprova o real nível de conhecimento linguístico nas quatro habilidades: ler, escrever, ouvir, falar. Além do mais, é reconhecida e válida em qualquer lugar. Os certificados do Instituto Goethe possuem uma alta reputação em todo o mundo.”, explica a professora e responsável pelo Projeto PASCH/Barão, Iracema Bauer Krueger.

Estudantes bolsistas do Ensino Médio que receberam o incentivo do Projeto PASCH/Instituto Goethe e da Barão e realizaram intercâmbio na Alemanha, irão dividir com o público as experiências vividas no exterior. Para a professora Iracema, este momento é essencial para fortalecer a troca de informações entre os estudantes e incentivar o aprendizado da língua estrangeira, com foco no aprimoramento profissional. “Nosso ex-aluno e ex-bolsista Rodrigo Heinzle relatará sobre a interferência da oportunidade vivenciada no exterior na sua atual experiência profissional. Em janeiro iniciará um intercâmbio por um ano em uma universidade na Alemanha. Com certeza seu relato irá incentivar muitos estudantes”, acrescenta. A 2ª Noite da Língua Alemã contará ainda com diversas atrações culturais, como apresentações de danças típicas e de teatro.

Instituto Goethe
O Goethe-Institut é o Instituto Cultural da República Federal da Alemanha. Atuando em 93 países, promove o conhecimento da língua e da cultura alemã em todo o mundo. Além do aprendizado da língua alemã, o instituto oferece exames de proficiência e intercâmbios de estudo. Fora da sala de aula, o Goethe ainda promove ações culturais que buscam cultivar e disseminar a cultura germânica para o mundo.

Projeto PASCH
A iniciativa “Escolas: uma parceria para o futuro.” (PASCH) é um projeto do Ministério das Relações Exteriores e do Governo Alemão em parceria com o Instituto Goethe e atua em cerca de 1,5 mil unidades de ensino espalhadas por todos os continentes. No Brasil são 22 escolas parceiras do projeto, com aproximadamente 4 mil estudantes de alemão. Destes, 730 estudam na Barão. O projeto busca despertar o entusiasmo para a língua e a cultura alemã, bem como para o estilo de vida da Alemanha, apoiando o aprendizado da língua através das provas “Fit in Deutsch”, bolsas de estudo para estudantes e professores, workshops, exposições, entre outros.

via Oficina das palavras

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS