Equipes de busca procuram 19 desaparecidos após rompimento de barragens

Mariana_MG_lama_7-11-15_05

Fotos: Antonio Cruz / Agência Brasil | FotosPúblicas

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais retificou neste sábado (7), o número de desaparecidos após o rompimento de duas barragens em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG). São 13 funcionários da mineradora Samarco e seis moradores da região, em um total de 19 pessoas. No começo da manhã, a primeira informação era que as equipes de busca estavam à procura de 23 pessoas.

Quarenta bombeiros trabalham, com enxadas e tratores, abrindo caminho até as residências atingidas pelo rompimento das barragens, que aconteceu na quinta-feira (5). Pelo menos 128 residências foram atingidas pela onda de lama e dejetos.

Para o trabalho de buscas, o distrito de Bento Rodrigues foi mapeado com a ajuda de geólogos e moradores. Os bombeiros usam drones para auxiliar o trabalho.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse que a mineradora Samarco errou na tentativa de informar os moradores sobre o rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues. “A verdade precisa ser dita e as responsabilidades apuradas”, destacou.

Mariana_MG_lama_7-11-15_09

Duarte avaliou que a decisão da mineradora de telefonar para a Defesa Civil, para a prefeitura e para líderes comunitários não foi adequada, porque a lama chegou ao povoado em cerca de dez minutos. “Foi muito falha essa forma de comunicação. O ideal era que houvesse uma sirene, um botão de pânico”.

Segundo o prefeito, no momento em que houve o rompimento da primeira barragem, a água desceu com muita força e se sobrepôs ao volume acumulado na segunda barragem.

“Foi uma avalanche de lama, uma coisa impressionante”, disse. “Bento Rodrigues não existe mais. Fico imaginando como essa história vai continuar. A situação é bem difícil, completou.

O prefeito destacou que algumas pessoas permanecem ilhadas, mas que não é possível precisar o número no momento. Ao todo, 543 moradores de Bento Rodrigues foram instalados em hotéis de Mariana.

 

A história dos moradores ficou debaixo da lama

 

Morador Marcos Eufrasio Messias

Mariana (MG) – O pedreiro Marcos Eufrásio Messias, 38 anos, vivia em Marina/MG desde que nasceu no distrito de Bento Rodrigues, zona rural da cidade. Morava com a mãe, os irmãos e dois sobrinhos. Criava galinha, pato e codorna. Tinha, como ele mesmo conta, a vida feita. Mas perdeu tudo depois que duas barragens na região se romperam e a lama destruiu o povoado.

Marcos Eufrásio, morador da área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais. “Eu tinha casa bem aqui no centro”, contou, apontando para um revirado de lama e sujeira. “Conseguimos sair a tempo, mas perdi carro, documento, cartão de banco. Tudo. Só conseguimos salvar a vida. De resto, não sobrou nada.”

 

A dona de casa Teresinha Custódio Quintão, 49 anos, também morou a vida toda no distrito atingindo pela tragédia. No momento em que as barragens se romperam, ela estava na cozinha do restaurante onde trabalhava com a irmã. “Na hora em que vi a avalanche, minha irmã gritou. Eu estava acabando de arrumar a cozinha. Olhei para cima, vi uma chuva de poeira. Quando olhei de novo, vi a avalanche de lama.”

A casa de Teresinha fica na parte mais alta de Bento Rodrigues e não foi atingida pela tragédia. Serviu, na verdade, de ponto de apoio para receber os que perderam tudo. Acompanhada dos irmãos, passou a noite de sexta-feira (6) correndo de um lado pro outro, tirando gente das casas, carregando idosos, soltando animais presos. “Deus ajudou porque estamos vivos. A nossa história ficou ali, debaixo da lama. Não sei o que vai ser da vida agora. A lama desmontou tudo, separou a família toda.”

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Antônio Geraldo dos Santos, 32 anos, conseguiu salvar também a casa onde morava em Bento Rodrigues, mas acha que vai precisar retomar a vida em outro lugar. Ele, sete irmãos e dois sobrinhos saíram ilesos do local.

Informações da Agência Brasil

Mariana_MG_lama_7-11-15_03

Mariana_MG_lama_7-11-15_07

Mariana_MG_lama_7-11-15_13

Mariana_MG_lama_7-11-15_10

Mariana_MG_lama_7-11-15_11