Equipe com agente da GMT de Blumenau participa de treinamento nos Estados Unidos

Os profissionais realizaram cursos focados em novas ferramentas, veículos de novas gerações, e técnicas de combate a incêndios em veículos híbridos e elétricos, entre outros temas.

Foto: divulgação / GMT

Entre os dias 13 e 19 de novembro (segunda-feira e sábado), a equipe de resgate veicular CBVU RESCUE TEAM, liderada pelo agente da GMT (Guarda Municipal de Trânsito) Bagattoli, de Blumenau, participou do 3º Encontro Anual de Resgate em Miami, Flórida (EUA). Organizado pela Associação Norte-americana de Resgate (NAVRA), que inclui Estados Unidos e Canadá, o evento contou com a presença de mais de 300 bombeiros.

Segundo a GMT, foi um período marcado por trabalho árduo, aprendizado e troca de experiências. Nos primeiros dias, a equipe participou de cursos focados em novas ferramentas, veículos de novas gerações, e técnicas de combate a incêndios em veículos híbridos e elétricos, entre outros temas.

Nos últimos três dias do encontro, ocorreram provas de resgate veicular e trauma. A equipe brasileira alcançou todos os objetivos propostos, cumprindo exigências e resgatando vítimas dentro dos tempos e protocolos estabelecidos. Apesar da equipe convidada não poder pontuar ou receber premiação, ela conquistou o título de “melhor equipe na prova rápida”.

BV Bagattoli destacou a importância de representar o Brasil, Santa Catarina e a região no evento. A equipe não só adquiriu valioso conhecimento, mas também estabeleceu parcerias internacionais. A experiência foi enriquecida pelo intercâmbio com os órgãos policiais locais, em sua maioria municipalizados.

Os agentes de trânsito, muitos dos quais são bombeiros voluntários, geralmente estão entre os primeiros a atender acidentes. Esse conhecimento técnico aumenta as chances de oferecer um atendimento inicial de ainda mais qualidade às vítimas, antes da chegada das equipes de socorro.

Foto: divulgação / GMT
Foto: divulgação / GMT