sábado, 27 novembro 2021
InícioTecnologiaEquipamento com tecnologia da Furb chega ao mercado de energia elétrica

Equipamento com tecnologia da Furb chega ao mercado de energia elétrica

Ele detecta problemas em transformadores elétricos nas redes de distribuição de energia. A empresa utilizou o know-how desenvolvido pelos professores e pesquisadores da Furb, de Blumenau.

No início de novembro, foi entregue para a Universidade Regional de Blumenau (FURB) um exemplar de um equipamento para detectar problemas em transformadores elétricos nas redes de distribuição de energia. Foi o resultado de uma de uma parceria entre professores e a Clarlei Tecnologia, que utilizou conhecimentos produzidos na universidade para criar um equipamento inédito no mercado.

O protótipo foi desenvolvido entre 2011 e 2013, através de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento financiado pela CELESC. No primeiro semestre de 2020, a universidade foi procurada, pois havia o interesse de dar continuidade no aperfeiçoamento da tecnologia.

A parceria intermediada pela Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da FURB, permitiu que o know-how desenvolvido pelos professores e pesquisadores do Departamento de Engenharia de Telecomunicações, Elétrica e Mecânica, fosse repassada para a empresa, que aperfeiçoou o protótipo e viabilizou a construção e comercialização do equipamento.

O coordenador da AGIT, Vinicyus Rodolfo Wiggers, explica que esse equipamento “visa atender a uma significativa demanda das concessionárias de distribuição, contribuindo na redução dos custos de manutenção, na melhora dos índices de qualidade de fornecimento de energia e na segurança dos eletricistas”.

Chamado de TT-100, ele é utilizado tanto para procedimentos de manutenção corretiva, quanto preditiva, de prevenção de problemas na rede. O equipamento é de fácil e rápido uso.

“Quando em operação, o equipamento informa ao eletricista se o transformador sob teste está defeituoso ou não. Assim, o eletricista poderá agir com maior rapidez e segurança, reduzindo o tempo de rede desenergizada e evitando a possibilidade de submeter os transformadores a operar sob defeito, com o evidente perigo de riscos ao operador e danos ainda maiores na rede”, explica Wiggers.

A AGIT também reforça que a partir de parcerias como essa, a Universidade recebe retornos financeiros. Além de ser um caso de sucesso da integração entre universidade, indústria e concessionária de energia, este tipo de projeto traz retorno por meio dos royalties resultantes da comercialização do produto, conforme consta na Política de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da FURB (71/2018).

Em novembro, o sócio e diretor da Clarlei Tecnologia veio até a FURB para conhecer pessoalmente a equipe da Universidade, trazer um exemplar do equipamento e apresentá-lo à CELESC. O equipamento será utilizado em testes nas regionais da CELESC em Blumenau, Timbó, Joinville e Florianópolis, onde serão realizadas medições e avaliações de desempenho. O lançamento oficial do TT-100 será durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), que acontece em junho de 2022.

Fonte: FURB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS