Equipamento com tecnologia da Furb chega ao mercado de energia elétrica

Ele detecta problemas em transformadores elétricos nas redes de distribuição de energia. A empresa utilizou o know-how desenvolvido pelos professores e pesquisadores da Furb, de Blumenau.

No início de novembro, foi entregue para a Universidade Regional de Blumenau (FURB) um exemplar de um equipamento para detectar problemas em transformadores elétricos nas redes de distribuição de energia. Foi o resultado de uma de uma parceria entre professores e a Clarlei Tecnologia, que utilizou conhecimentos produzidos na universidade para criar um equipamento inédito no mercado.

O protótipo foi desenvolvido entre 2011 e 2013, através de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento financiado pela CELESC. No primeiro semestre de 2020, a universidade foi procurada, pois havia o interesse de dar continuidade no aperfeiçoamento da tecnologia.

A parceria intermediada pela Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da FURB, permitiu que o know-how desenvolvido pelos professores e pesquisadores do Departamento de Engenharia de Telecomunicações, Elétrica e Mecânica, fosse repassada para a empresa, que aperfeiçoou o protótipo e viabilizou a construção e comercialização do equipamento.

O coordenador da AGIT, Vinicyus Rodolfo Wiggers, explica que esse equipamento “visa atender a uma significativa demanda das concessionárias de distribuição, contribuindo na redução dos custos de manutenção, na melhora dos índices de qualidade de fornecimento de energia e na segurança dos eletricistas”.

Chamado de TT-100, ele é utilizado tanto para procedimentos de manutenção corretiva, quanto preditiva, de prevenção de problemas na rede. O equipamento é de fácil e rápido uso.

“Quando em operação, o equipamento informa ao eletricista se o transformador sob teste está defeituoso ou não. Assim, o eletricista poderá agir com maior rapidez e segurança, reduzindo o tempo de rede desenergizada e evitando a possibilidade de submeter os transformadores a operar sob defeito, com o evidente perigo de riscos ao operador e danos ainda maiores na rede”, explica Wiggers.

A AGIT também reforça que a partir de parcerias como essa, a Universidade recebe retornos financeiros. Além de ser um caso de sucesso da integração entre universidade, indústria e concessionária de energia, este tipo de projeto traz retorno por meio dos royalties resultantes da comercialização do produto, conforme consta na Política de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da FURB (71/2018).

Em novembro, o sócio e diretor da Clarlei Tecnologia veio até a FURB para conhecer pessoalmente a equipe da Universidade, trazer um exemplar do equipamento e apresentá-lo à CELESC. O equipamento será utilizado em testes nas regionais da CELESC em Blumenau, Timbó, Joinville e Florianópolis, onde serão realizadas medições e avaliações de desempenho. O lançamento oficial do TT-100 será durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), que acontece em junho de 2022.

Fonte: FURB