Segundo o Epagri/Ciram, esta semana surgiram boatos sobre a possibilidade de um furacão atingir SC. Muitos catarinenses ficaram assustados, especialmente no Litoral Sul, que já foi castigada por um.
O órgão enfatiza que não nenhuma previsão sobre a vinda de furacões. O sistema meteorológico que influencia Santa Catarina nesta quinta (5) e sexta-feira é um ciclone subtropical no oceano, na altura de São Paulo e do Paraná, com deslocamento para sul no oceano nas próximas 24h. Esse tipo de fenômeno é muito comum nesta época do ano.
Esse sistema favorece o transporte de umidade para o continente mantendo a condição de pancadas ocasionais de chuva no Litoral e áreas próximas (Vale do Itajaí, especialmente o médio e baixo Vale), moderada a forte em alguns momentos com risco de alagamentos.
Os ciclones subtropicais retiram energia do ar quente e úmido sobre os mares e são comuns perto da latitude 50º N, área de variação moderada de temperatura. Seus ventos são iguais ou maiores que 60 km/h. Furacão é uma tempestade gigante com muita chuva e ventos fortes, que podem ultrapassar 250 km/h.
Em 28 de março de 2004, quase 10 anos atrás, o furacão Catarina deixou mais de 27,5 mil desalojados, quase 36 mil casas danificadas, 518 feridos e 11 mortos. Os prejuízos totalizaram aproximadamente R$ 1 bilhão e 14 municípios decretaram estado de calamidade pública. A força do vento arrancou 115 árvores pela raiz.
Ciclones
Arte: G1