quinta-feira, 21 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Clima Epagri/Ciram desmente boato sobre vinda de furacão para SC
- Propaganda -

Epagri/Ciram desmente boato sobre vinda de furacão para SC

06:15

Segundo o Epagri/Ciram, esta semana surgiram boatos sobre a possibilidade de um furacão atingir SC. Muitos catarinenses ficaram assustados, especialmente no Litoral Sul, que já foi castigada por um.

O órgão enfatiza que não nenhuma previsão sobre a vinda de furacões. O sistema meteorológico que influencia Santa Catarina nesta quinta (5) e sexta-feira é um ciclone subtropical no oceano, na altura de São Paulo e do Paraná, com deslocamento para sul no oceano nas próximas 24h. Esse tipo de fenômeno é muito comum nesta época do ano.

Esse sistema favorece o transporte de umidade para o continente mantendo a condição de pancadas ocasionais de chuva no Litoral e áreas próximas (Vale do Itajaí, especialmente o médio e baixo Vale), moderada a forte em alguns momentos com risco de alagamentos.

Os ciclones subtropicais retiram energia do ar quente e úmido sobre os mares e são comuns perto da latitude 50º N, área de variação moderada de temperatura.  Seus ventos são iguais ou maiores que 60 km/h. Furacão é uma tempestade gigante com muita chuva e ventos fortes, que podem ultrapassar 250 km/h.

Em 28 de março de 2004, quase 10 anos atrás, o furacão Catarina deixou mais de 27,5 mil desalojados, quase 36 mil casas danificadas, 518 feridos e 11 mortos. Os prejuízos totalizaram aproximadamente R$ 1 bilhão e 14 municípios decretaram estado de calamidade pública. A força do vento arrancou 115 árvores pela raiz.

Ciclones

Arte: G1

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.