domingo, 17 outubro 2021
InícioClimaEpagri-Ciram divulga a previsão do clima para esse trimestre

Epagri-Ciram divulga a previsão do clima para esse trimestre

Marilene de Lima, meteorologista da Epagri Ciram apresentou a previsão para a Comissão Municipal de Defesa Civil de Joinville na quarta-feira (9/11/16).
Marilene de Lima, meteorologista da Epagri Ciram apresentou a previsão para a Comissão Municipal de Defesa Civil de Joinville na quarta-feira (9/11/16).

 

Nesta semana, a meteorologista da Epagri Ciram, Marilene de Lima, apresentou a previsão do clima para novembro, dezembro e janeiro, em Santa Catarina. As temperaturas devem ser mais elevadas para dezembro e janeiro, enquanto a chuva ficará na média abaixo neste período do ano.

A chuva estará concentrada em períodos curtos, em minutos ou horas do dia. Nos meses de Dezembro e Janeiro os volumes mensais de chuva diminuem em relação a Novembro. No verão além dos temporais associados a sistemas meteorológicos de maior escala, como frentes frias e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs), são frequentes as trovoadas de verão com forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado.

Em Novembro a média mensal da chuva varia de 130 a 180 mm no Estado.

A chuva é mais frequente a partir da segunda quinzena de Dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em Dezembro e Janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde) na segunda quinzena de novembro e em dezembro.

Ciclones extratropicais continuam frequentes em novembro e dezembro, intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense. Em Novembro e Dezembro permanece a condição de favorável a nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura

A previsão é de temperatura entre a normal e acima da média climática em SC. O trimestre começa com massas de ar frio chegando ao Sul do Brasil, trazendo frio e temperaturas baixas ao estado catarinense, que ainda pode causar geada fraca no Planalto Sul em novembro.

Nos meses de Dezembro e boa parte de Janeiro as temperaturas apresentarão gradativo aumento, porém, dias com atuação de massa de ar mais seco favorecem a maior amplitude térmica diária. É a diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia, ou seja, amena ou mais baixa para época do ano no inicio do dia e bastante elevada à tarde.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em Setembro a região central do Pacífico Equatorial apresentou anomalias negativas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) de – 0,5 a -1,0°C (Figura 1). No mês de Outubro a TSM negativa no Pacífico Equatorial se estendeu a leste, aproximando-se da costa do Equador e do Peru (Figura 2).

A condição de neutralidade diminui no Oceano Pacífico Equatorial e para os próximos meses os modelos climáticos indicam 77% de condição favorável à configuração de La Ninha durante a primavera no Hemisfério Sul.

 

Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em setembro de 2016.
Figura 1 – Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em setembro de 2016.

 

Figura 2 - Anomalia da TSM no oceano Atlântico e Pacifico entre 23/10 e 29/10/2016. A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados neste site.
Figura 2 – Anomalia da TSM no oceano Atlântico e Pacifico entre 23/10 e 29/10/2016.
A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados neste site.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS