Epagri/Ciram alerta para maré alta e alagamentos no litoral de Santa Catarina

Municípios como Itajaí, Barra Velha e Joinville podem ser atingidos A previsão é de ondas com picos de 2,5 a 3 metros.

O Epagri/Ciram alertou que entre o meio-dia desta quarta-feira (19/04/23) e às 18h de sexta-feira (21), há previsão de maré alta, resultando em alagamentos nas diversas regiões do Litoral de Santa Catarina. Com a redução da faixa de areia, a atenção deve ser redobrada para moradores, turistas e veranistas.

O fenômeno é influenciado pela fase de Lua Nova (marés de sizígia) na quinta-feira (20), acompanhada de vento persistente do quadrante sul nos litorais gaúchos e catarinense. As ondas do quadrante sul poderão ter picos de 2,5 a 3 metros.

Outro fator relacionado ao fenômeno é uma frente fria, associada a um ciclone extratropical ambos em alto mar, entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul. Também há um sistema de alta pressão intenso avançando no país vizinho, causando forte gradiente de pressão no mar hoje e amanhã (19 e 20).

Em maio de 2022, a maré alta alagou a SC-405, no bairro Rio Tavares, em Florianópolis | A Foto: Cristiano Estrela / SECOM/SC

As regiões que podem ser mais atingidas, segundo o Epagri/Ciram, estão os municípios de Itajaí, Barra Velha, Joinville. Além disso, Florianópolis e as suas praias do Sul, principalmente na SC-405, no bairro Rio Tavares, Centro de Eventos – Centro-Sul e Avenida da Saudade.

A previsão foi feita pela meteorologista Marilene de Lima e por Matias G. Boll, Dr. em Gestão Ambiental. Os horários mais prováveis das inundações costeiras (alagamentos) coincidirão com os picos de maré alta previstos na Tabela 1, Acompanhe em tempo real a evolução da maré clicando aqui.