Entrega da nova sede da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde em Blumenau

A população de Blumenau será contemplada na próxima semana com a entrega da nova sede da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS Blumenau). O empreendimento integra uma ampla estrutura física e totalmente climatizada. É a primeira do Estado com porte adequado e moderno para promover as capacitações aos profissionais de saúde através de diversos cursos de aperfeiçoamento. A inauguração será na terça-feira, dia 26, às 14h, e contará com o prefeito Napoleão Bernardes, a secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, além de representes do setor público de saúde e autoridades municipais, na rua Dois de Setembro, 1.510, no bairro Itoupava Norte

A ETSUS Blumenau é resultado de um investimento de R$ 3.844.879,59 em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Saúde (MS) com a contrapartida da Prefeitura de R$ 904.780,06. São três andares destinados à oferta dos cursos mais o subsolo e garagem com capacidade para 40 veículos, somando uma área total contruída de 3.870,36 metros quadrados.

Nove salas integram a nova sede da ETSUS, seis laboratórios, incluindo os de anatomia e técnica odontológica, área administrativa e uma cozinha didática. Conta ainda com duas áreas de convivência e biblioteca. Além disso, todos os setores são climatizados, permitindo disponibilizar um ambiente adequado e confortável aos alunos.

A modernização dos setores da nova sede da ETSUS Blumenau é outro destaque, como as salas para a realização dos cursos, que estão adaptadas com equipamentos para projeção e notebooks, permitindo oferecer, tanto para os alunos quanto aos facilitadores, uma estrutura mais adequada e facilitada. A ETSUS Blumenau conta também com amplo auditório com capacidade para 220 pessoas, além de oferecer rampa de acesso aos deficientes e elevador.

Formação e capacitação

Em função dos trabalhos realizados na cidade através dos cursos de capacitação, a ETSUS Blumenau é referência para outros municípios da região. Desde a sua fundação em 1956 até abril deste ano, seis mil trabalhadores do SUS receberam capacitação. Trabalha com apoio e investimento da Prefeitura e do Governo Federal. Entre outros objetivos, a proposta é de fortalecer a educação profissional de saúde, facilitando aos alunos da cidade e dos municípios vizinhos, acesso aos cursos de aperfeiçoamento e capacitação.

Como o curso de Cuidadores de Idosos, por exemplo, a ETSUS de Blumenau oferece um amplo leque de capacitações. Entre eles: Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Higiene Ambiental e de Enfermagem e Técnico em Vigilância Sanitária. Além disso, escola também realiza o Projeto de Prevenção das Doenças Cardiovasculares aos moradores dos bairros Fortaleza, Velha e Garcia.

Texto: Joni César