Ensaio fotográfico em hospital de Blumenau faz parte de ação para conscientização da prematuridade

Cada pequeno paciente recebeu um polvinho de crochê com a cor roxa, confeccionado pelas voluntárias da Casa da Amizade de Blumenau, através do projeto “Mãos que Criam e Ajudam”.

Foto: Thayná Hoffmann

Bebês internados na UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais em Blumenau já tiveram seu dia como modelos fotográficos. A ação ocorreu no Hospital Santo Antônio e faz parte da programação do Novembro Roxo, um mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade.

Na última sexta-feira (17/11/23), ocorreu uma roda de conversa com profissionais de saúde da instituição, pais, mães de prematuros e também gestantes em acompanhamento de gestações de alto risco. A data marcou o Dia Mundial da Prematuridade.

Sessão de fotos

Para a sessão de fotos, cada pequeno paciente recebeu um polvinho de crochê com a cor roxa, confeccionado pelas voluntárias da Casa da Amizade de Blumenau, através do projeto “Mãos que Criam e Ajudam”, com o apoio da empresa Círculo, que doa os materiais para o projeto. Foram doados novelos dos fios Amigurumi, indicado para esta técnica artesanal utilizada para a confecção de polvos.

O fio é composto por 100% algodão mercerizado, que é suave e seguro para a pele sensível dos bebês, além de proporcionar rendimento com delicadeza na execução de cada polvinho, o que facilita o desenvolvimento do trabalho das artesãs. Os polvos em crochê contribuem para acalmar, dar aconchego, conforto e segurança aos bebês prematuros e é um gesto de carinho com os pais que acompanham seus filhos recém-nascidos na UTI Neonatal.

O ensaio, oferecido gratuitamente pela fotógrafa voluntária Thayná Hoffmann, é importante para as famílias dos pacientes internados, pois com a prematuridade, o período de internação hospitalar é longo e muitas vezes complicado. Além de descontrair o momento para os pais, novas memórias dos primeiros dias e até meses de vida dos bebês, são criadas com muito carinho.

Para Suelen Vanessa, supervisora da UTI Neonatal, as fotografias ficarão como uma recordação especial para os familiares “além da importância da conscientização sobre a prematuridade, momentos como esse são positivos para os pais que acompanham a internação dos nossos pacientes prematuros. Sabemos que a rotina hospitalar e a internação de um filho são momentos complicados tanto psicologicamente quanto fisicamente. Assim, podemos criar memórias positivas e bonitas com esses ensaios. Muitas vezes, essas serão as primeiras fotos que os familiares que estão fora do hospital recebem desse bebê, em meses”, completa.

Todas as fotos editadas foram enviadas gratuitamente aos familiares dos bebês.

Sobre o Novembro Roxo

O mês de Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade. As ações promovidas durante o mês da campanha são importantes para a prevenção e informação sobre o parto prematuro. A cor roxa simboliza a sensibilidade e a individualidade, características peculiares aos bebês prematuros.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa hoje a 10ª posição no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo estipulado, com cerca de 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação.

Com informações de Júlia Laurindo, do Hospital Santo Antônio.

Foto: Thayná Hoffmann
Foto: Thayná Hoffmann
Foto: Thayná Hoffmann
Foto: Thayná Hoffmann
Foto: Thayná Hoffmann
Foto: Thayná Hoffmann
Foto: Thayná Hoffmann