Encontro em Balneário Camboriú discute metodologia para avaliar preço dos combustíveis

combustivel

Texto: Talita Catie

O Procon de Blumenau participa na próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro, de uma reunião com representantes municipais dos órgãos de defesa do consumidor. O objetivo do encontro, que acontece em Balneário Camboriú, às 13h30, é determinar qual será a metodologia utilizada para definir se os preços cobrados pelos postos de combustíveis catarinenses são abusivos ou não.

Nesta semana, o Procon de Blumenau recebeu as informações solicitados ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Blumenau (Sinpeb). A equipe técnica do órgão já está avaliando os documentos e a expectativa é de que após a reunião com os demais órgãos do Estado um parecer seja emitido.

O sindicato foi notificado pelo Procon de Blumenau no dia 6 de fevereiro. O documento cobrou uma justificativa para os aumentos que ultrapassam R$ 0,22 no valor do litro da gasolina e R$ 0,15 por litro no preço do diesel. Isso porque estes seriam os valores reais de aumento relativos ao reajuste dos impostos anunciados pelo Governo Federal e que entraram em vigor a partir do dia 1º deste mês.

“Entendemos que é necessária uma padronização da fórmula de cálculos que será utilizada para verificar se houve aumento abusivo ou não”, explica Caminha. Segundo ele, somente desta forma será possível ter uma ideia real destes valores em todo o Estado e então cobrar as devidas providências caso seja constatada a cobrança indevida.