Encontro do Projeto Gides discute plano de contingência

 

Por Julimar Pivatto, com fotos de Eraldo Schnaider

De terça a sexta-feira, dias 2 a 5 de maio, acontece mais uma etapa do Projeto Gides em Blumenau. Representantes do governo japonês, do Ministério da Integração Nacional e das Defesas Civil de Santa Catarina e de Blumenau participam de uma série de encontros na sede da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), no primeiro andar da Prefeitura de Blumenau. O objetivo dos encontros é discutir o Plano de Contingência no âmbito do projeto.

 

 

O evento começou na manhã desta terça-feira (2/5/17), com a apresentação da proposta global de trabalho e das atividades previstas até a conclusão do projeto. À tarde, foram discutidos os procedimentos a serem tomados pelas Defesas Civis do Estado e do município quando do recebimento do alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Todas as atividades da semana serão internas. O cronograma pode ser conferido abaixo.

Gides

O Gides foi criado em agosto de 2013 em parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Jica. Entre as cidades que foram escolhidas para participarem deste projeto está Blumenau, considerado um dos municípios que mais sofreu com as consequências dos desastres naturais de 2008. O principal objetivo do Gides é a formulação de estratégias de avaliação de riscos com o planejamento da expansão urbana, envolvendo a recuperação e reconstrução de ares de risco no Brasil.

Cronograma

Terça-feira (2)

  • Manhã: Apresentação da proposta global de trabalho
  • Tarde: Discussão de procedimentos a serem realizados ante o recebimento do alerta do Cemaden

Quarta-feira (3)

  • Manhã: Continuidade do debate do dia anterior e atualização de fluxogramas e tabelas de atividades
  • Tarde: Resumo dos avanços realizados durante os trabalhos e perspectivas para as próximas etapas

Quinta e sexta-feira (4 e 5)

  • Proposto da consecução do eixo Previsão e Alertas Antecipados