Empresas, bancos e corretoras de valores têm até esta sexta-feira (28/02/20) para enviar aos contribuintes os Informes dos Rendimentos referentes a 2019. Os informes são necessários para preencher a declaração do Imposto de Renda de 2020. Os dados servem para a Receita Federal cruzar informações, saber quanto você pagou de imposto ao longo do ano e verificar se houve sonegação ou não.
As empresas e instituições financeiras podem enviados as informações por e-mail ou disponibilizados para consulta pela internet ou aplicativo. Se você tiver conta corrente ou investimentos em mais de um banco ou corretora, é preciso obter os informes de todas elas.
No Informe de Rendimentos há informações importantes como gastos com plano de saúde, aportes no plano de previdência da empresa. E no informe das instituições financeiras há dados de conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer outro tipo de investimento feito pelo contribuinte. É preciso apresentar à Receita todos os rendimentos do ano.
Informes do INSS
Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. O extrato pode ser consultado pela internet. Basta acessar a página do Meu INSS. É necessário ter senha para acessar o sistema. Caso ainda não tenha, siga os passos informados pelo site para obter a senha.
O prazo para declaração do Imposto de Renda deste ano vai de 2 de março a 30 de abril.