Empresários de Blumenau criam o DRUSS, energético a base de malte

Druss_Sergio-Ricardo
Rodrigo Westphal e Ricardo Bof

 

Entrevista: João Paulo Taumaturgo (foto) e Claus Jensen (texto)

Em 2011 os amigos, Rodrigo Westphal e Ricardo Bof, um com visão administrativa e outro químico com especialização em cervejarias, resolveram investir no próprio negócio. Optaram pelo mercado de energéticos, mas com a proposta de ser uma bebida saudável. Usaram ingredientes naturais, sem açúcar nem corantes e tendo como ingrediente principal, o malte.

A experiência de Rodrigo com o malte e com o meio cervejeiro iniciou depois que graduou-se em química na FURB. Entre os anos de 2001 e 2002 ingressou no segmento cervejeiro na Eisenbahn. Trabalhou com Gerhard Beutling (mestre cervejeiro da Eisenbahn) e a família Mendes que, segundo ele, foram excelentes aprendizados. Depois prestou assessoria para as cervejarias como a Heimat (Indaial), Opa Bier (Joinville) e Schornstein (Pomerode). Trabalhou também na Saint Bier (Forquilhinha) que fabrica as marcas Barco, Duff, etc.

O nome DRUSS surgiu a partir das letras iniciais que uniram as características que Ricardo e Rodrigo desejavam apreciar e transmitir com a bebida. O produto tinha que ser Delicioso, Refrescante, Único, Saboroso e Saudável.

OBlumenauense entrevistou os dois empreendedores que em outubro do ano passado iniciaram a fabricação do primeiro lote do energético. A empresa ainda é nova no mercado, mas promete incomodar a concorrência pela novidade de ingredientes, qualidade e arrojado projeto. Os entrevistadores provaram e aprovaram o produto ;).

OBlumenauense: Como foi que vocês tiveram a ideia de trabalhar com um energético à base de malte?

Rodrigo Westphal: É um projeto antigo, que começou faz mais de 3 anos. A esposa do meu sócio, Clenir Bof, é corredora e atualmente uma das pessoas que a DRUSS patrocina. Sempre que participávamos de corridas ou encontros com os amigos, surgia o comentário: “Por que não montar uma cervejaria?” Mas sempre achei que era mais interessante montar algo novo.

 

Clenir Bof, atleta que venceu essa competição é patrocinada pela Druss
Clenir Bof, atleta que venceu essa competição é patrocinada pela Druss

 

Ricardo Bof: Com a cervejaria iríamos despender mais tempo e energia, além de fugir do princípio que nós queríamos: um produto saudável e voltado também para o esporte, sem esquecer do malte.

OBlumenauense: Como foram os passos seguintes para desenvolver e colocar o produto no mercado?

Rodrigo Westphal: Em 2011 iniciamos a pesquisa de mercado. Primeiro o nosso foco era fazer outra bebida que será lançada na metade do ano ou um pouco depois. Também será a base de malte e que ainda não existe no Brasil. Porém, a legislação brasileira à época não permitia a fabricação dessa bebida. Ainda é uma novidade, segredo, que deve ser nosso próximo produto. Então partimos para o energético que só precisava do aval da Anvisa e não necessitava o registro no Ministério da Agricultura.

OBlumenauense: Energético a base de malte existe em outra parte do mundo ou foi um projeto desenvolvido por vocês?

Rodrigo Westphal: Existe na Alemanha, República Tcheca e Estados Unidos. Nos baseamos no produto deles, mas trabalhamos a nossa própria fórmula, com o objetivo de fazer bebida deliciosa, refrescante, única, saborosa e saudável ao mesmo tempo. Por isso tem as iniciais no nome da bebida: DRUSS.

Ricardo Bof: No Brasil é o primeiro energético de malte do Brasil. Trouxemos a ideia para o Brasil e inovamos com a nossa fórmula.

OBlumenauense: Como é a produção da bebida?

Druss_producaoRicardo Bof: Nossa produção atualmente é terceirizada na Max Wilhelm. Como investimento inicial em equipamentos para a produção própria é muito alto, optamos pela terceirização, mas o projeto para o futuro é a fabricação própria.  Nosso caso é semelhante ao da Cerveja Blumenau que começou terceirizada e agora iniciou a construção da própria fábrica.

OBlumenauense: Qual é a principal diferença entre o energético de vocês e os que se encontram no mercado?

Rodrigo Westphal: Tudo. Primeiro por ter 25% de suco natural de laranja. Os outros energéticos geralmente têm só o aroma e extrato de guaraná, o que deixa um sabor mais industrializado. DRUSS também não tem corantes. A cor é do próprio malte e do suco de laranja. Ainda tem vitaminas, além do extrato e aroma natural de guaraná.

Também não há adição de açúcar que vem do próprio malte. O malte tem uma cadeia diferente do açúcar da glicose. Da glicose é mais longa e por isso demanda mais tempo para ser digerida. No malte a cadeia é mais curta já que vem da maltose. A gaseificação é igual ao do refrigerante porque ele não sofre fermentação como na cerveja.

OBlumenauense: Qual é o composto químico que gera energia nessa bebida?

Rodrigo Westphal: Cafeína, taurina, inositol e as vitaminas. Outro diferencial de nossa bebida é a proteína que vem do malte o que nenhum outro energético tem.

OBlumenauense: Vocês conseguiram criar um energético que tem todas as características dos outros, no entanto, mais saudável e saboroso.

Rodrigo Westphal: Exato. O DRUSS não fica com aquele gosto de remédio na boca. Esse foi um ponto muito trabalhado até chegarmos na fórmula ideal. Foi o resultado de muita degustação, que envolveram desde os nossos filhos, grupos de amigos e especialistas, durante algum tempo.

Druss_produtoOBlumenauense: Como está o trabalho de vendas e quais são os principais canais de distribuição da bebida?

Ricardo Bof: Em novembro e dezembro abrimos 40 pontos de vendas em Blumenau. Também já estamos presentes em Rio do Sul, Forquilhinha, Lages, Balneário Camboriú, Perequê, Bombinhas, Itapema, Piçarras, Rio do Sul, Barra Velha, São José dos Pinhais/PR, Curitiba/PR, Torres/RS e na semana passada começou em Chapecó. Iniciamos agora uma boa parceria com o Bier Vila.

OBlumenauense: Quantos representantes vocês têm hoje?

Ricardo Bof: Temos representante em todas nas regiões citadas, praticamente um por cidade, inclusive em Blumenau. O trabalho deles é até onde “nosso braço” consegue alcançar. Quando a região é mais distante o trabalho de vendas é feito por distribuidores.

OBlumenauense: Em relação à produção quais são as metas que vocês planejaram para esse ano?

Ricardo Bof: Atualmente vendemos em média 3 mil garrafas de energético mês, mas nossa meta é atingir 25 mil garrafas.

OBlumenauense: Qual é o diferencial da nova bebida que vocês pretendem lançar durante este ano?

Rodrigo Westphal: Será também uma bebida a base do malte. A única coisa que podemos adiantar é que será uma bebida doce, também saudável, sem corantes, aditivos e sem adição de açúcar. O que podemos adiantar é que vocês irão gostar e que DRUSS nos ajude (risos).