Empresa têxtil catarinense desenvolve tecido que protege contra o Coronavírus

Foto: Dalila Têxtil

 

 

 

Foto: Dalila Têxtil

 

São muitos os estudos e questionamentos para desenvolver remédios, produtos e vacinas para combater a Covid-19. Mas afinal, será que uma roupa ou tecido pode auxiliar no bloqueio do Coronavírus? Podemos afirmar que sim.

Em um futuro não tão distante, será possível usar roupas com tecidos bloqueadores de vírus como a Covid-19. A empresa catarinense Dalila Têxtil acaba de desenvolver um tipo de malha com acabamento antiviral que já passou por testes laboratoriais seguindo as normativas científicas reconhecidas internacionalmente.

A novidade promete ser eficaz contra os vírus envelopados, por exemplo, o Coronavírus, Herpesvírus e Influenza, e também contra os vírus não envelopados, como o Adenovírus Humanos, Norovírus e Enterovírus. O diretor da Dalila Têxtil, André Klein, destaca que essa inovação impacta o mercado da moda para melhor pelo fato das roupas começarem a unir design e cuidados com a saúde.

Tecnologia utilizada

Diferentes materiais se tornam superfícies hospedeiras para vírus e bactérias, aumentando consideravelmente os riscos de contaminação e transmissão. As malhas com o Acabamento Antiviral, desenvolvido pela Dalila Têxtil, provaram ser eficazes contra os vírus envelopados e não envelopados, mostrando uma notável redução na infectividade.

De acordo com Klein “essa tecnologia promove a ruptura da membrana e inibe o crescimento e a persistência do vírus na malha, com um mecanismo de ação que bloqueia a ligação do vírus nas células hospedeiras, impedindo que o micro-organismo libere seu material genético no interior, reduzindo a capacidade infecciosa nas células”, informa.

O Acabamento Antiviral já foi testado em máscaras faciais, tecidos de confecção e outras aplicações, obtendo comprovação da redução significativa na infectividade viral e bacteriana. Os testes laboratoriais foram realizados em laboratório independente seguindo as normativas científicas reconhecidas internacionalmente, como a AATCC 100 (antibacteriana) e ISO18184 (antiviral). A indicação é de até 20 lavagens em temperatura ambiente sem perder o efeito do acabamento.

A tecnologia por trás do Acabamento Antiviral utiliza partículas de prata para atrair o vírus com carga oposta fazendo com que o mesmo se ligue aos grupos de enxofre presentes na superfície que envolve o vírus. De acordo com a Dalila Têxtil, essa reação impede a ligação do vírus à célula hospedeira, bloqueando sua replicação.

O íon de prata é um antimicrobiano de amplo espectro que atua frente às bactérias causadoras de mau odor e eventuais doenças de pele. A prata é utilizada no setor têxtil, devido às suas propriedades ópticas, físico-químicas e biológicas únicas. O produto utilizado é não citotóxico, ou seja, não apresenta toxinas nocivas às células. Além disso, a formulação do produto é baseada em química verde, com estabilizante natural de origem brasileira.

 

Novidade será apresentada na 17ª edição da Febratex 2021

A Dalila Têxtil estará presente na Febratex 2021, uma das maiores feiras do mundo para a indústria têxtil e a maior das Américas. A 17ª edição do evento acontece de 02 a 05 de fevereiro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).

A diretora executiva do Febratex Group, Giordana Madeira, relata a importância de ter uma empresa inovadora participando da feira. “Principalmente por estarmos enfrentando um período delicado relacionado à saúde, termos em nossa feira uma empresa que desenvolveu um produto inovador e combatente a alguns vírus, entre eles, o Covid19, trará ainda mais conteúdo relevante e com credibilidade para o nosso evento”, relata.

Nesta edição o evento terá diversas novidades, entre elas, o Febratex Conecta, espaço novo e diferenciado no Mezanino do Setor 3, com o propósito de promover o conhecimento, conexões e negócios entre pessoas e empresas que trabalham na indústria têxtil e de confecção com mostra de produtos inovadores e têxteis tecnológicos.

Uma das novidades será a Mostra de Produtos Têxteis Sustentáveis e Tecnológicos, que apresentará tecidos, malhas, couros sustentáveis e têxteis do futuro. Outra atração é a Conferência Febratex, um fórum de conhecimento, com três dias repletos de palestras e conteúdos relevantes, com palestrantes líderes do mercado têxtil nacional e internacional que abordarão sobre inovação, business e sustentabilidade para os profissionais da indústria têxtil. Preview do Febratex Summit 2021 que será um dia com conteúdos especiais do que acontecerá na edição de 2021 do Febratex Summit que tem como propósito promover o conhecimento, apresentar tecnologias, indicar caminhos para a digitalização da indústria têxtil brasileira e torná-la ainda mais competitiva no mercado globalizado.

E, por fim, o Green Circle, espaço promovido pelo Citeve – Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal. O espaço alinhará moda, tecnologia e sustentabilidade, apresentando produtos como tecidos, fios e roupas especiais com tecnologias inovadoras e com o viés da sustentabilidade.