Em Piçarras, a Vigilância Sanitária recolheu 6 barracas de comerciantes irregulares na orla

fiscalizacao-Picarras

Há uma semana, no sábado (13), todos os vendedores ambulantes e que comercializam sorvetes na orla da praia central, foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária de Balneário Piçarras. Dos 32 comerciantes abordados, 15 receberam autos de intimação para regularização das atividades. Seis deles tiveram as barracas recolhidas no dia seguinte, por descumprirem o prazo de 24 horas para adequação dos espaços.

O diretor da pasta, Ricardo de Paula, disse que entre as irregularidades verificadas estavam a ausência de alvará sanitário em local visível, barraca ou tablado fora do padrão previamente combinado entre os ambulantes e a falta de bombonas de água para lavar as mãos. Em outros casos, os ambulantes estavam sem a carteira de saúde, não tinham lixeiras e nem usavam uniformes.

A venda de caipirinha, sucos naturais e produtos alimentícios, como sanduíches naturais e saladas de frutas, só pode ser feita pelos ambulantes, desde que estejam acondicionados em caixas térmicas com termômetro de geladeira digital e externo. Segundo Ricardo,  ninguém quer prejudicar o comerciante, mas fiscalizar e manter a boa higiene dos alimentos e bebidas comercializadas.

A fiscalização na orla da praia, continuará durante toda a temporada de verão. A iniciativa é bem vinda, afinal ninguém sabe muito bem, a forma que os produtos são acondicionados. Esse tipo de critérios e fiscalização deveria ser padrão por todas as praias.