Em 10 dias, exército ergue ponte provisória na BR-470, em Pouso Redondo (SC)

A nova estrutura metálica, está ao lado da interditada no dia 25 de abril após problemas em um dos pilares de sustentação.

Foto: DNIT Divulgação

Uma ponte metálica provisória com 45 metros de extensão foi concluída pelo exército em 10 dias na BR-470, em Pouso Redondo (SC). Nesta sexta-feira (6/05/22), quem passa pelo trecho no Alto Vale do Itajaí respirou aliviado depois da ponte de concreto ficar interditada por causa de rachaduras em um dos pilares de sustentação.

Foi um período com muitos transtornos no trânsito, mesmo assim a passagem de automóveis está liberada apenas para o sentido de Curitibanos (SC). Quem segue em direção ao litoral têm que passar pelo perímetro urbano de Pouso Redondo.

O DNIT, o órgão responsável pela manutenção das rodovias federais, deve providenciar a manutenção da ponte. Desde o dia 25 de abril não passava mais nenhum veículo que era obrigado a usar um trecho alternativo de 1,5 Km no sistema siga e pare.

A BR-470 é um elo essencial de ligação para o escoamento da produção do oeste para o litoral onde estão os portos. Quando se trata de veículos com carga pesada, vários abarrotados de toras de madeira e com dois eixos, o traçado sofre com o tráfego em mão dupla.

No vídeo abaixo, é possível ver um caminhão basculante passar pela estrutura de metal. Confira o resultado do trabalho dos engenheiros e soldados do exército que disponibilizou a ponte em tempo recorde. As fotos seguintes, mostra a ponte interditada e um trator iniciando a preparação do terreno ao lado para erguer a metálica.