sexta-feira, 21 janeiro 2022
InícioEleiçõesEleições: 17 pessoas foram presas e 42 urnas eletrônicas foram substituídas em...

Eleições: 17 pessoas foram presas e 42 urnas eletrônicas foram substituídas em SC

 

 

Muitas pessoas tem enfrentado filas para votar nessa manhã de domingo (7/10/18) em Blumenau. Com a extinção da 89ª zona eleitoral, os locais que foram substituídos receberam um público maior. Foi o caso da Furb, no bairro Itoupava Seca.

A votação inicou às 8h e segue até às 17h em todo país. Seções em outros bairros, como nas escolas estaduais (EEB) Adolfo Konder (Velha), Santos Dummont (Garcia), João Widemann (Itoupava Norte) e Carlos Techentin (Passo Manso).

 

EEB Carlos Techentin, no bairro Passo Manso | Foto: Susana Bartira Bilck Venturi

 

Votação na Furb | Foto: Márcia Pontes

 

Em Santa Catarina, a votação está sendo considerada normal. Até o momento, houve 84 ocorrências com urnas eletrônicas, sendo 42 substituídas por urnas eletrônicas de contingência. Um delas foi em Blumenau, as outras foram em Água Doce, Brusque, Campos Novos, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Laguna, Palhoça, Petrolândia, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São José.

No total, são 15.562 urnas recebendo os votos no estado, onde 15.534 em seções convencionais, 11 para o voto em trânsito e 17 para os presos provisórios.

Outras ocorrências envolvendo urnas eletrônicas, foram registradas em função de ajuste ou troca de papel/bobina, necessidade de reinicialização, troca de tomada, ajuste de data/hora e troca de módulo impressor. Após a substituição dos equipamentos, a votação prosseguiu normalmente.

 

Ocorrências policiais

Ao todo, foram registradas 33 ocorrências policiais. Foram presos 17 eleitores por causa divulgação de propaganda (Brusque, Criciúma, Florianópolis, Bombinhas e Itajaí); boca de urna (Florianópolis, São José, Palhoça, Concórdia, Garuva e Biguaçu); e corrupção eleitoral (Içara).

Uma das prisões por boca de urna em Florianópolis e a prisão em Concórdia também tiveram como motivação a arregimentação de eleitores.

Em Joinville dois fiscais estavam com botons de candidatos que não estavam na listagem estavam no local de votação e destrataram o soldado.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS