Fotos: Susana Bartira W. B. Venturi
Um grupo de economistas ligado a Asseconvi, Associação dos Economistas do Vale do Itajaí, fundado há 19 anos, se encontra mensalmente toda 2ª terça-feira do mês. Os locais dos encontros eram restaurantes, pizzarias, além de outros. Até então, a pauta destas reuniões eram assuntos ligados a categoria ou economia de uma forma geral. Mas este ano resolveram trazer personalidades que marcaram a história de Blumenau. Em vez de locais públicos, algo mais informal, como a casa de alguns associados.
Atualmente, a entidade é presidida por um de seus fundadores, o microempresário Charles Schneider. Entre os participantes deste grupo, estão o ex-reitor da FURB, Celso Zipf; e também o ex-presidente do Procon de Blumenau, Nilton Leitempergher. Na noite desta terça-feira (14), eles se reuniram na residência do microempresário Belmiro Venturi.
O convidado especial da noite, Dalto dos Reis, relatou uma breve biografia e alguns fatos marcantes na sua gestão como prefeito da cidade (1983-1988). Em uma das histórias, contou as dificuldades que envolveram a busca de ajuda para enfrentar as históricas enchentes de 1983 e 1984, período final da ditadura.
Ao pedir ajuda federal para enfrentar a enchente, o ex-prefeito recebeu uma negativa de ajuda do ex-presidente da República, General João Baptista de O. Figueiredo, onde o fato de ser de partido diferente pode ter sido um dos fatores. No entanto contou com total colaboração do ex-governador Esperidião Amin, que enviou caminhões para ajudar na reconstrução do município, além do helicóptero disponível.
Aliás, a aeronave teve um fato curioso. Uma peça quebrou, mas era importada. Um senhor muito humilde, vendo a peça, disse que poderia consertá-la. Mesmo sem energia elétrica, utilizando um torno manual, conseguiu reproduzí-la precisamente em seu torno. E funcionou.
Além destas curiosidades, os economistas conversaram sobre a situação econômica no mundo e Brasil. Uma ideia muito interessante, até por valorizar as pessoas que fizeram parte da história.