No dia 17 de agosto, entre as 8h e 12h, está previsto um evento que entrega o Complexo Viário do Badenfurt para os blumenauenses. Se der tudo certo, às 14h Blumenau terá mais uma opção para distribuir o tráfego que vem e vai para a BR-470. Semana passada o Santa publicou uma reportagem onde apontava o problema do trevo de Pomerode, justamente para onde cruzará todo o tráfego que virá da ponte. Os dados do DNIT apontam um fluxo diário de 31 mil veículos na BR-470. O pior: os dados são de 4 anos atrás.
Mas o viaduto sobre a rodovia só virá depois, com a duplicação da BR-470. O Dnit diz que não há prazo para que a obra comece neste local, o lote 4, já que antes precisa desapropriar terrenos. Até lá, a chance de continuarem os engarrafamentos é certa. Espero que nenhum acidente envolva alguns dos alunos que estudam nas duas escolas que ficam próximas: Lauro Müller e Wigand Gelhardt.
Em função dessa situação a única coisa que a prefeitura pode fazer é pressão para que se resolva logo, afinal a obra é do governo federal. Mas nós também temos papel fundamental para celerar esse processo. E muita atenção, quando finalmente chegar a vez de construir o viaduto para não sair outro ao estilo da Mafisa, que também foi fiscalizado pelo DNIT.
Por isso a pergunta que não cala os blumenauenses: “E depois que a ponte do Badenfurt estiver pronta?” O que esperar do trânsito na região?
Nas próximas imagens, feitas entre sexta-feira e domingo, a grande maioria clicada pelo Luciano Bernz, você terá uma ideia de como estão as obras. O Soni Robinson Witte também enviou algumas que completaram a visão geral de como estão super adiantadas.