Uma ocorrência de perturbação ao sossego alheio terminou com muita confusão, desacato e dano a uma viatura na noite deste domingo (21/04/24) na cidade de Timbó (SC). A Polícia Militar recebeu duas ligações e enviou uma viatura às 22h50 para resolver a situação em uma residência no bairro Capitais.
Segue o relato da PM sobre o que aconteceu:
No local, algumas pessoas estavam confraternizando, ouvindo som em alto volume, proveniente de um aparelho de som. O morador da casa, um jovem de 22 anos, confrontou os policiais e disse que não faria nada em relação ao assunto, pois estava no seu direito. Em seguida, uma mulher de 20 anos afirmou que o equipamento de som era dela e ambos não acataram a ordem de desligar o aparelho para cessar a perturbação.
Segundo a PM, a guarnição tentou convencê-los, mas como não obteve sucesso, decidiu apreender o som. Enquanto realizava os procedimentos, algumas pessoas ao redor dos policiais começaram a insultá-los, usando palavras como “filhos da puta”, “vermes” e “porcos”. Segundo a guarnição, eles apresentavam visível estado de embriaguez e não demonstraram colaboração.
O jovem afirmava que os policiais poderiam atirar e até mesmo matá-lo, incitando os demais e provocando a vizinhança. Enquanto isso, a mulher alegava que o equipamento de som era dela e não poderia ser apreendido. Outro jovem, de 27 anos, se aproximou dos policiais, os chamando de “vermes” e “filhos da puta”, e afirmou que não levariam o equipamento.
Os ânimos se exaltaram e eles partiram para cima da guarnição, que reagiu com um disparo de munição de borracha e o uso de spray de pimenta. Três deles, incluindo os dois mencionados, atiraram um banco de madeira e um paver de concreto contra os policiais, atingindo a viatura.
Um outro homem apareceu com uma faca em punho, e outro disparo foi realizado. Os policiais pediram reforço para outras guarnições, conseguindo deter os envolvidos, embora um deles tenha fugido e não tenha sido identificado. A viatura sofreu danos na parte lateral direita.
O aparelho de som foi apreendido, assim como a faca que um dos homens usou para ameaçar os policiais, encontrada no pátio da casa após sua fuga. O homem e a mulher foram presos e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Blumenau para as providências legais.